Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Produtor de banana no Norte de Minas perde R$ 4 milhões com queimadas

NA IMPRENSA
ESCRITO POR RÁDIO ITATIAIA
21/09/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG
Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros

Em meio às ocorrências de incêndios florestais, o momento é de apreensão para produtores rurais. A Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG), apesar de não apresentar levantamento oficial de prejuízos, cita um exemplo que mostra o quão prejudicial é o fogo para as plantações. 

Um único produtor de bananas, no Norte de Minas, perdeu o equivalente a R$ 4 milhões com incêndios em 2020 e 2021. Gerente de Meio Ambiente da Faemg, Ana Paula Melo destaca que até o solo é prejudicado com as queimadas. 

"Você tem a queima da microfauna do solo, seja minhocas e outros microorganismos que dão porosidade e permitem a infiltração de água, a correta aplicação da fertilização no solo. Você aumenta a compactação do solo, reduz a fertilidade", pondera. 

"Nenhum produtor rural causa incêndio em sua própria propriedade. Os produtores rurais estão cientes dos prejuízos que vão desde os ambientais com a queima de áreas de reserva legal — de preservação permanente, também abrigo de fauna — quanto também a questão hídrica, econômica e produtiva", prossegue.

"Além dos prejuízos econômicos de perda de produção, o produtor rural é um empreendedor. Ele tem trabalhadores, famílias dependendo dele. E ele precisa da produção para honrar os compromissos. Quando você pede a produção, prejudica no cumprimento dos compromissos", completa.