O mercado de leite e a previsibilidade de preços foram debatidos na palestra do presidente da Comissão Técnica de Leite do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Jônadan Ma, durante a programação da Feira do Agronegócio Mineiro (FEMEC), em Uberlândia.
Jônadan conversou com o público sobre o atual momento da cadeia produtiva e o trabalho que vem sendo desenvolvido pela nova gestão do Comitê. “Neste momento, temos preço ao produtor em ascensão e índice de captação bastante baixo por parte das indústrias. Por outro lado, temos um aumento expressivo do custo de produção e uma redução na margem do produtor”, disse o presidente.
De acordo com ele, a preocupação é esta perspectiva de aumento de preço baseada na queda do índice de captação e não no aumento da demanda por parte do consumidor, que enfrenta dificuldades com a inflação. Em relação à previsibilidade de preços, Jônadan ressaltou que é preciso ter um mecanismo, por meio do Conseleite, para a construção de um valor de referência confiável, técnico e que seja utilizado pelo produtor.
“Estamos trabalhando na Comissão para construir relações positivas dentro da cadeia láctea, entre produtor e indústria, para que haja uma transparência. O que mais precisamos é trabalhar uma perspectiva de mercado em relação ao futuro do produtor de leite. Não queremos que ele seja tomado de surpresa de um mês para o outro, de que o preço vai baixar”, afirmou.
Último dia de feira
Nesta sexta-feira (25), último dia da FEMEC, o Sistema FAEMG continua com programação intensa para os produtores rurais em seu estande, localizado no Pavilhão do Agronegócio, no Parque de Exposições Camaru. Uma das atrações é o Empório do Sistema FAEMG, com exposição e degustação de produtos. Confira a programação do estante para esta sexta-feira:
Programa AgroPlus
9h às 10h – 1ª turma
14h às 15h – 2ª turma
16h às 17h – 3ª turma
Apresentação com o gerente de agronegócio, Caio Coimbra
Oficina de Pecuária de Precisão
10h às 12h – Turma única
Instrutora: Flaviane Afonso Ferreira
Degustações de Café
14h e 16h