Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


‘O agro tem sido a grande locomotiva de Minas’, diz Zema

CONFERÊNCIA AGROPECUÁRIA
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
13/02/2026 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Durante a segunda edição da Conferência Agropecuária do Norte de Minas, realizada em Montes Claros, nesta quinta-feira (11/2), o governador Romeu Zema reafirmou que reconhece a força da produção rural estadual e defendeu o papel do produtor, exaltando os impactos das diversas condições que prejudicam o segmento de avançar ainda mais.

Temas como recursos hídricos e regulamentação dos poços artesianos, novos projetos de irrigação e valorização do produtor de leite foram os destaques do encontro, que reuniu dezenas de representantes de Sindicatos Rurais, lideranças do agronegócio e empresários do ramo. Indagado especificamente sobre a instabilidade do mercado do leite, Zema lembrou das ações promovidas ao longo dos últimos anos, inclusive, junto ao Sistema Faemg Senar, com o movimento "Minas Grita pelo Leite", e criticou a importação de leite em pó da Argentina e Uruguai.

“A questão do leite extrapola o que é a realidade de Minas. Quem define as regras de importação é o Governo Federal. Temos pleiteado para que essa importação seja suspensa, porque eles estão chegando em um custo totalmente inviável para quem produz aqui competir. O Estado tem feito aquilo que está ao seu alcance. Já estive com o ministro da Agricultura e com o vice-presidente, mas parece que temos um Governo Federal que não quer muito olhar para setor”, pontuou.

Promovido pela Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Norte de Minas (Aspronorte), o encontro fez parte da agenda oficial do governador. Ao final da conferência, um documento com as principais demandas levantadas na região foi entregue para Zema. “Nós estamos sempre abertos a sugestões. Aquilo que for possível legalmente e financeiramente, estamos de braços abertos para levarmos adiante. O agro tem sido a grande locomotiva de Minas, e nós queremos dar todo apoio”, destacou.

Pleitos atendidos e novos desafios

Em 2025, durante a 1ª Conferência Agropecuária do Norte de Minas, os produtores se sentaram frente a frente com diversos representantes do Governo do Estado e conseguiram destravar vários pontos que vinham impactando a atividade rural, como a dispensa de licenciamento ambiental para propriedades rurais de até 1.000 hectares, outorga sazonal na bacia do Rio São Francisco e revisão de multas.

“Tivemos diversos avanços no nosso setor nos últimos anos. E o governador veio aqui mostrar um pouco do que tem sido feito em nome do produtor rural. Aproveitamos para apresentar outras demandas que ainda precisamos avançar, pleitos com justificativas técnicas plausíveis. E o governo do Estado, com seriedade, tem reconhecido os nossos pleitos como legítimos e tem nos atendido, transformando e elevando o setor agropecuário ao cenário de protagonismo que tanto merece”, definiu Astério Itabayana Neto, vice-presidente do Sistema Faemg Senar e presidente da Aspronorte.

A conferência contou ainda com a participação do também vice-presidente do Sistema Faemg Senar, André Nunes Costa; da gerente de sustentabilidade Mariana Ramos; e do gerente regional Luiz Rodolfo.