Representantes de 20 entidades participaram da Reunião do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, realizada na manhã desta quarta-feira (23) durante a Feira do Agronegócio Mineiro (FEMEC), em Uberlândia. Este foi o primeiro encontro do Núcleo liderado pela nova diretoria, presidida por Márcio Guapo, do Sindicato de Campo Florido.
A programação contou com a apresentação do projeto Redescobrir e das Comissões Técnicas de Pecuária de Leite e de Cana-de-açúcar do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos. O presidente do Sistema FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo, destacou a importância da união e sintonia das entidades, que precisam ter um “pertencimento” junto ao Sistema. “Estamos trabalhando para fazer diferente. Ajudem, apontem as demandas. O projeto Redescobrir é para que os sindicatos possam conhecer nossa casa de forma mais profunda, e vai ocorrer em várias etapas, em todas as regiões”, afirmou. Na oportunidade, os representantes sindicais conheceram um pouco dos vários serviços oferecidos pelo Sistema FAEMG.
O superintendente do SENAR Minas, Christiano Nascif, ressaltou a proposta de maior interação com os sindicatos, para entender melhor as demandas de cada um. Também participaram os vice-presidentes Renato Laguardia e Weber Bernardes, a superintendente do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (INAES), Silvana Novais, e vários gerentes do Sistema FAEMG.
O encontro também contou com a participação do vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Renato Luiz Bellinetti Naegele, que repassou informações sobre as ações do banco voltadas ao produtor rural.
Comissões
Os presidentes Jônadan Ma e Márcio Guapo, das Comissões Técnicas de Pecuária de Leite e de Cana-de-açúcar, respectivamente, apresentaram aos representantes classistas os objetivos de trabalho propostos para as cadeias.
Antônio de Salvo destacou que as comissões são fundamentais para trabalhar com planejamento, atuando junto aos pleitos históricos das cadeias produtivas. “Estamos montando as comissões e buscamos o fortalecimento de todas”, disse.
Avaliações
“Foi positiva a reunião. Tivemos a oportunidade de estar junto com o Sistema FAEMG, do qual temos que nos aproximar, pois a Federação vive um novo momento e os sindicatos precisam buscar o conhecimento do que ela tem a nos oferecer. Tivemos aqui apresentações e posicionamentos importantes. Esperamos que os presidentes venham nas reuniões do Núcleo e, juntos, vamos conseguir muita coisa” - Márcio Guapo, presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
“Tenho 22 anos de atuação em sindicato e nunca presenciei uma reunião como essa, com a presença do presidente da FAEMG. Eu sempre senti esta falta e hoje estou diante de uma reunião muito produtiva. É um momento histórico” - Gilberto de Oliveira Dias, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba.
“Estou feliz com esta atuação da FAEMG. A presidência está de parabéns por sua trajetória, temos recebido todo o apoio e incentivo ao produtor rural” - Juarez José Muniz, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba.
FEMEC
Promovida pelo Sindicato Rural de Uberlândia, a FEMEC é referência em Minas Gerais para a comercialização de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas. Com o tema “Agronegócio Sustentável Alimentando o Mundo”, a edição segue até sexta-feira (25), no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia.
O Sistema FAEMG preparou uma programação intensa para os visitantes da feira, que inclui palestras sobre o manejo do solo e da água e sobre o Projeto FIP Paisagens Rurais, oficinas de Pecuária de Precisão, apresentação do Programa AgroPlus, consultoria para o produtor na Clínica do Agro, degustações de cachaça e café, entre outras atrações.
O estande do Sistema FAEMG está no Pavilhão do Agronegócio, das 9h às 20h.