Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Mais de 100 capacitados para instrutoria em 2025

INSTRUTORES
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
02/12/2025 . SISTEMA FAEMG, SENAR

O Sistema Faemg Senar encerra 2025 com um marco importante: 103 profissionais de diversas áreas do conhecimento participaram da capacitação metodológica para atuarem como novos instrutores do Senar Minas, fortalecendo a rede de formação voltada ao desenvolvimento dos produtores e trabalhadores rurais mineiros. A última turma, com 27 candidatos, passou pela capacitação na semana passada. Entre os participantes, o Sistema Faemg Senar também capacitou profissionais de áreas ainda não atendidas pelo seu portifólio de cursos e programas, mas já visando novidades para 2026.

A coordenadora pedagógica do Sistema Faemg Senar, Cristiane Trigueiro, destaca que houve um avanço estratégico. “Tivemos candidatos para áreas ainda não contempladas pelo nosso portfólio. Entre os novos projetos, destaco a viticultura, o adestramento de cães para pastoreio e cacauicultura, cadeias produtivas em crescimento no estado”.

Última turma de capacitação de instrutores ocorreu em Viçosa

Viticultura

O Programa Formação por Competência incluirá uma nova atividade, a viticultura. O projeto foi construído em parceria com o Senar Rio de Janeiro. O agrônomo Daniel Almeida, técnico do ATeG Viticultura no Sul de Minas, pretende atuar no programa e participou da última capacitação do ano, em Viçosa. Ele considera a iniciativa essencial em um momento em que Minas se consolida como produtor de uvas de mesa e de vinhos, impulsionado pela técnica da dupla poda, validada pela Epamig. “O produtor precisa conhecer essa técnica para aplicá-la corretamente, seja ele iniciante ou experiente”, explicou.

Cães de pastoreio

A capacitação atraiu também profissionais de áreas inovadoras para o Senar, como o adestramento de cães de pastoreio. Para o treinador Júlio César Simão, referência nacional com títulos brasileiros e experiência em competições mundiais, este é um passo decisivo para beneficiar diretamente o campo. “Estamos vivendo uma grande crise de mão de obra. Um único cão bem treinado pode substituir o trabalho de duas pessoas, manejando rebanhos de bovinos, ovinos e caprinos, entre outros. Esse conhecimento vai agregar muito ao produtor”.

Expansão da cacauicultura

Na área da cacauicultura, o agrônomo Lucas Rodrigues elogia a metodologia aplicada pelo Senar Minas. Com experiência em assistência técnica e gerencial no Espírito Santo e em Minas Gerais, ele destaca o potencial de expansão da cultura no estado. “Há uma demanda crescente por cacau em Minas, tanto no Norte quanto em novas regiões que estão iniciando a produção. Espero contribuir com esse desenvolvimento aplicando a metodologia do Senar Minas que aprendi e que é incrível e transformadora”.