Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Jovem no Campo conclui turma em Equideocultura

JOVENS
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
11/08/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Dezessete jovens de Muzambinho acabam de concluir o Programa Jovem no Campo. O programa do Sistema FAEMG foi realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Muzambinho em parceria com o IFSUL de Minas. O tema abordado com os jovens foi a equideocultura. Para a realização do Programa foi utilizada a estrutura do Instituto Federal e também dos parceiros Rancho Billy, Haras Tom da Mata e Sítio Muzambo.

A realização do Jovem no Campo tem como objetivo desenvolver uma visão empreendedora com foco nas oportunidades locais e regionais, contribuindo para diminuição do êxodo rural. A turma passou por módulos motivacional e de empreendedorismo, manejo e alimentação de equinos, equitação e doma racional.

O agente de desenvolvimento rural do Sindicato, Marcos Henrique de Carvalho, destaca que o grupo foi formado para atender uma solicitação do Instituto. Participaram do programa jovens entre 15 e 24 anos dos cursos técnicos em agropecuária, engenharia agronômica e veterinária. As aulas foram no período das férias escolares.

Para a participante Geovana Patrícia Silveira Matias, a experiência foi excelente. “Superou todas as expectativas, principalmente na parte de doma, que todos esperavam. Mesmo os mais experientes aprenderam novas técnicas. Valeu muito. Acredito que todos gostaram, mesmo deixando as férias de lado”.

Instituto

A disciplina de equideocultura foi inserida na grade curricular do IFSUL de Minas em 2022, com o retorno das aulas presenciais. “Reunimos os alunos interessados no estudo dessa área. A primeira ação foi a solicitação de curso com animais, pois tínhamos alunos com menos de 24 anos ainda sem contato com eles. Vislumbramos o primeiro curso em parceria com o SENAR MINAS, daí surgiu a oportunidade de realizarmos o Jovem no Campo”, disse o professor Marco Aurélio Dessimoni Dias.

Segundo Marcos, o Programa foi muito bom, pois incluiu também aulas motivacionais e de empreendedorismo. “Essa capacitação mostrou novas oportunidades para os alunos, que aprenderam que equideocultura não é só montaria, não é somente hobby, mas atinge uma cadeia do agronegócio e eles podem atuar como profissionais desta área”.