As Aulas Virtuais ao Vivo (AVV), promovidas pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, conquistaram muitas pessoas que queriam ampliar os seus conhecimentos durante o isolamento social. Edilene Amorim Cordeiro dos Santos é produtora rural em Governador Valadares e, nos últimos dois meses, participou de dez tipos de cursos nessa modalidade. Entre os que ela destaca está o de Inteligência Emocional.
“Além de produtora rural, sou pedagoga, fui diretora escolar, do CIA (Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional) e nunca gostei de perder oportunidades de me capacitar. Uma das AVVs que mais me chamou a atenção foi a de Inteligência Emocional, porque, nesta pandemia, está difícil manter relacionamentos com os colegas porque todos estão à flor da pele”.
“Inteligência Emocional é um curso que visa desenvolver as pessoas para elas cuidarem melhor delas mesmas e entenderem, especialmente, os seus sentimentos. Eles são importantes e precisamos entendê-los. Eles fazem parte da nossa vida. A gente não escolhe o que vai sentir nem quando vai sentir”, afirmou a psicóloga e instrutora do treinamento, Eline Maria Câncio.
“Comecei a colocar em prática os valores que eu tenho, minhas qualidades, saber falar, ouvir, ter paciência, olhar sempre o lado bom das pessoas. Ninguém é 100% perfeito ou imperfeito. Somos humanos. Temos sentimentos. E minha autoestima ficou melhor. Estou mais feliz e compartilhando o que aprendi”, disse Edilene.