Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Indicadores regionais do agronegócio mineiro

ECONOMIA
ESCRITO POR ASTEC
25/05/2022 . SISTEMA FAEMG

Dois estudos da Fundação João Pinheiro (FJP) foram apresentados em debate com o subsecretário da SEAPA, João Ricardo Albanez, nesta quarta-feira (25), pelo Youtube.

O primeiro estudo trouxe a especificação dos indicadores: multiplicadores de produção, índice de dispersão e índice puro de ligação normalizado das regiões geográficas intermediárias.

Foram apresentadas as regiões do estado que tiveram maior avanço no desenvolvimento do agro e as atividades produtivas que tiveram destaque com maior multiplicador (capacidade de impulsionar a economia local), seja na atividade núcleo ‘agricultura’, ‘pecuária’ e ‘exploração florestal, silvicultura e pesca’, seja na ‘agroindústria’. Também foi avaliada a cadeia produtiva a montante.

Em 2019, das 13 regiões intermediárias de Minas Gerias, 4 representaram mais de 50% do valor adicionado pela agropecuária, são elas: Patos de Minas, Uberaba, Varginha e Uberlândia, com destaque para os produtos café, soja, cana-de-açúcar, milho, bovinos e carvão vegetal.

Já na ‘agroindústria’ percebeu-se a predominância de atividades e produção gerada pela ‘indústria de alimentos’. No ano de 2019, as regiões intermediárias de Belo Horizonte, Uberlândia e Uberaba representaram mais de 55% do valor adicionado.

No 2º estudo, foram analisadas as exportações e importações do agro, utilizando como alternativa de análise dos fluxos de comércio internacional a segmentação da ‘classificação por grandes categorias econômicas’ (CGCE) da agropecuária e da agroindústria por bens de consumo, bens de capital, bens intermediários e combustíveis e lubrificantes. Assim, foi possível perceber a importância e a interconexão do produto exportado/importado pelas regiões intermediárias no seu desenvolvimento. Ponto chave do estudo, a identificação relativa ao segmento a montante da cadeia produtiva do agronegócio: máquinas e equipamentos agrícolas e para a agroindústria e adubos (fertilizantes), como sendo potenciais de serem mais fomentados em Minas Gerais.
 

Na oportunidade, o moderador subsecretário da SEAPA, João Ricardo Albanez, instigou os pesquisadores quanto à valorização e reafirmação da importância dos produtos considerados commodities, que são a vocação produtiva de muitas das regiões mineiras, conforme foi apresentado no estudo. Destacou, ainda, que os estudos são muito importantes para que o estado busque agregar políticas públicas par ao setor.

Os estudos são referências para o trabalho e direcionamento de políticas públicas para o desenvolvimento regional e do nosso estado como um todo. Especialmente, para o fomento das atividades produtivas que se sobressaem nas localidades, mas, mais ainda, para o direcionamento para diversificação produtiva e formalização dos agentes das cadeias produtivas e para agregação de valor, com a agroindustrialização. Somado-se a isso, faz-se, cada vez mais necessário o investimento direto na melhoria da infraestrutura e desburocratização, de modo que as regiões que apresentaram indicadores mais baixos consigam avançar e termos, no todo do estado, crescimento do PIB do Agronegócio.” - Aline Veloso, assessora econômica. 

 

Veja o webinar:

Fontes:

- CADEIA PRODUTIVA DO AGRONEGÓCIO E SUA CAPACIDADE DE IMPULSIONAR O CRESCIMENTO REGIONAL EM MINAS GERAIS

http://fjp.mg.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/23.03_Inf_CAIP_MIP_01_2022.pdf

- COMÉRCIO INTERNACIONAL DA CADEIA PRODUTIVA DO AGRONEGÓCIO DE MINAS GERAIS: REGIÕES GEOGRÁFICAS INTERMEDIÁRIAS

http://fjp.mg.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/26.04_Caip_Comex_v.4-n.3.pdf