Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Fruticultores de Paula Cândido querem construir unidade de beneficiamento

FRUTICULTURA
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
07/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Paula Cândido, na Zona da Mata de Minas, produz cerca de 700 toneladas de goiaba por ano e figura entre os maiores produtores da fruta no estado, segundo a Associação dos Fruticultores Rurais de Paula Cândido, formada por 23 produtores. A maior parte da produção vem da agricultura familiar e é comercializada para a Central de Abastecimento (Ceasa), em Belo Horizonte.

Este ano, a associação, junto à prefeitura local, Emater e o Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) de Paula Cândido, elaboraram um projeto que prevê a construção de uma unidade de beneficiamento das frutas, conhecido como Packing House

O espaço garantirá a seleção dos produtos, preservação da qualidade e extensão da vida útil das frutas. Com isso, será possível “agregar valor ao produto, ampliar as vendas e diversificar o mercado, já que atualmente somos totalmente dependentes da Ceasa, além de gerar emprego e renda no município”, destaca o presidente da Associação, Geraldo Vitor Teixeira Filho.

O projeto prevê ainda a aquisição de equipamentos, utensílios, câmara fria, e construção do escritório sede da associação. Com foco na sustentabilidade, o espaço terá sistema fotovoltaico de energia e poço artesiano.

O Sistema Faemg Senar também é parceiro dos produtores nessa empreitada e seguirá atuando para a capacitação profissional rural dos fruticultores. As ações previstas no projeto incluem cursos e programas especiais voltados à gestão, comercialização e ao associativismo.

“Eles têm um grande potencial, solicitaram o nosso apoio e nós estamos prontos para colaborar. Esse empreendimento representará um grande avanço para os produtores de Paula Cândido e região”, destacou o gerente regional Marcos Reis.

A partir da esquerda: Marcos Reis, Antenor Ferreira, Ueverton Almeida, Geraldo Teixeira, Revelino Lana e Igor Burkowski

Atualmente, 30 produtores de Paula Cândido participam do Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Fruticultura do Sistema Faemg Senar. O presidente do SPR de Paula Cândido, Antenor Ferreira, afirma que o trabalho da entidade com os produtores fortalece a cadeia produtiva. “Estamos vendo uma evolução importante na cidade e esse projeto vai dar mais segurança para aumentar a produção e conseguir melhores preços, por isso nós estamos apoiando”.

Articulações para a construção

A execução do projeto está avaliada em cerca de R$ 2 milhões e os produtores buscam apoio financeiro para iniciar as obras. No último mês, representantes da associação, do Sindicato e dos poderes executivo e legislativo de Paula Cândido foram a Brasília apresentar o projeto ao deputado federal Samuel Viana.

A Comissão Técnica de Fruticultura do Sistema Faemg Senar está acompanhando de perto as iniciativas dos produtores, e colaborando com as articulações. Na referida reunião, possibilitou a presença de dois assessores de relações institucionais da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

“Nós recebemos com muito entusiasmo a demanda apresentada. A união, organização e integração do grupo em torno dos objetivos e necessidades comuns, é sinal de maturidade e clareza dos produtores’, comentou a presidente da comissão, Nilde Antunes Lage.

Ela ainda salientou que um representante da região terá um assento na comissão técnica para “facilitar o trabalho das demandas locais e levar as diretrizes de trabalho do Sistema Faemg Senar para os fruticultores”.

Grupo de Paula Cândido em Brasília com deputado e assessores da CNA

Outra oportunidade de falar sobre a proposta foi a audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Visconde do Rio Branco. O presidente da Associação de Fruticultores Rurais de Paula Cândido compôs a mesa do evento e expôs os objetivos do projeto aos participantes. A Associação segue apresentando o projeto a possíveis apoiadores: neste mês, dois deputados federais e um senador receberão o documento para apreciação.

Possibilidades

Nesta quinta-feira (6/6) produtores da Associação, o presidente do SPR, Antenor Ferreira, e o gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, reuniram-se com o assessor estratégico do Invest Minas na região da Zona da Mata, Igor Burkowski, para conhecer a agência estatal de promoção de investimentos. A agência pode ser parceira do projeto de Paula Cândido como mais um agente de conexões e assessoramento dos produtores e seus empreendimentos.

“Faz parte dos nossos objetivos promover o desenvolvimento econômico. Esses produtores querem ampliar seus horizontes, fazendo, principalmente, com que o homem do campo tenha a remuneração e a qualidade de vida que faz jus à importância de suas funções”, afirmou Igor, ressaltando que o projeto de Paula Cândido é fundamental para a economia e a sustentabilidade locais. 

“Foi um encontro proveitoso e esclarecedor. É bom saber que temos essa alternativa. Ainda temos muito trabalho pela frente em busca do nosso objetivo”, conclui o presidente da associação, Geraldo Vitor Teixeira Filho.