Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Evento reúne líderes e celebra o sucesso da 6ª Festa da Banana

FRUTICULTURA
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
13/06/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

Encontro entre produtores rurais e lideranças do Sistema Faemg Senar, em Delfinópolis, reafirma compromisso com a agropecuária local e destaca ações para fortalecer o setor bananeiro

A 6ª Festa da Banana de Delfinópolis, realizada de 12 a 15 de junho, foi palco de um importante encontro entre o Sistema Faemg Senar e os produtores rurais da região. Na ocasião, o Sistema reafirmou seu compromisso em fortalecer agropecuária local e auxiliar no desenvolvimento do município.

Durante a abertura do evento, o assessor da Diretoria do Sistema Faemg Senar, Toninho de Pompeu; o Gerente Regional, Rogger Coelho, e a assessora técnica, Aline Veloso, estiveram presentes, demonstrando o apoio da instituição ao setor bananeiro.

De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Delfinópolis é o segundo maior produtor de banana do estado, com 99 mil toneladas colhidas em 2024, o que representa 10,38% do total produzido em Minas este ano.

“É sempre uma satisfação estar junto aos nossos produtores rurais para ouvir suas necessidades e reivindicações. Sabemos da importância da fruticultura para essa região e a Faemg está sempre pronta para ajudar e a melhorar a vida deles e de suas famílias”, afirmou Toninho de Pompéu.  

 

Aline Veloso, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu) e Rogger Coelho

Ações em conjunto

Em um momento de diálogo com os produtores, a assessora técnica, Aline Veloso, destacou as iniciativas e conquistas do Sistema Faemg Senar em parceria com o Governo do Estado e a Cemig, anunciadas pelo vice-governador, Mateus Simões, durante a Megaleite. Entre as ações, o destaque ficou para o projeto ‘Cemig Agro’, que visa facilitar o acesso dos produtores à energia elétrica.

Aline orientou os presentes a registrarem diretamente na distribuidora os problemas relacionados à energia e a se unirem sob a liderança do Sindicato para buscar soluções conjuntas. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Delfinópolis, Cristiano Lemos, se mostrou satisfeito com a presença do Sistema Faemg Senar no evento e com as instruções repassadas. Ele ressaltou a importância do cadastro para acesso ao 0800 exclusivo dos Sindicatos com a Cemig, além das demais ações de suporte oferecidas pela instituição.

A analista técnica, Aline Veloso, orientou os produtores rurais da região sobre questões relacionada à Cemig

Lideranças locais se unem para o desenvolvimento da região

O representante da região na Comissão Técnica de Fruticultura do Sistema Faemg Senar, Sávio Marinho, durante uma reunião estratégica com outras lideranças e instituições locais, ressaltou a importância da agropecuária para o município e para o seu desenvolvimento, com taxas de crescimento acima do PIB.

Em conjunto com a Associação dos Produtores de Banana de Delfinópolis e Região (Adelba), Sicoob Sarom e o sindicato de produtores rurais, foram debatidos os principais desafios enfrentados pelos produtores, como:

  • Melhoria dos acessos ao município: pleito de construção de uma ponte sobre o Rio Grande, adequação do serviço prestado pela balsa já existente, e, acesso a mais uma balsa, para desafogar os horários de pico garantindo acesso mais rápido para travessia. Eles pedem ainda o asfaltamento da BR 464;
  • Problemas com a energia elétrica: busca por soluções para garantir o fornecimento regular e de qualidade;
  • Necessidade de ação política coordenada: união de esforços para defender os interesses do setor e buscar soluções para os problemas identificados.