Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Faturamento de olericultor aumenta 500% com ATeG

ATEG OLERICULTURA
ESCRITO POR LUCIANA GRILO, DE PASSOS
23/08/2024 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

O programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg continua a transformar a vida de produtores rurais em todo o Estado, apresentando resultados significativos. Em Divinópolis, o produtor Magnaldo Elias de Sousa, conhecido como “Tico”, é um exemplo desse sucesso, comemorando um aumento de mais de 500% em seu faturamento, após aderir ao programa, há dois anos. 

O produtor, natural da cidade de Coluna, mudou-se para a região de Divinópolis com sua família e já trabalhava na olericultura há mais de 20 anos. No entanto, foi apenas após ingressar no programa ATeG que sua produção recebeu o impulso necessário para alcançar resultados tão bons. 

Por meio do Sindicato Rural de Divinópolis, “Tico” passou a fazer parte do programa ATeG e implementou todas as mudanças orientadas pelos técnicos do Sistema Faemg Senar. "O programa me ofereceu instrução em gestão, acompanhamento técnico e muito conhecimento, me agregou demais, foi tudo de bom", relata o produtor.

Equipe do ATeG,  o produtor rural Magnaldo de Sousa e o gerente regional de Passos, Rogger Coelho

O programa ATeG é oferecido gratuitamente aos produtores rurais em parceria com os sindicatos rurais. "O Sistema Faemg Senar atua no fortalecimento da segurança alimentar em todas as cadeias produtivas, oferecendo a melhor das ferramentas que é o conhecimento", afirma Rogger Miranda Coelho, gerente regional de Passos, que atende Divinópolis. 

Com o apoio de agrônomos e técnicos agrícolas, os produtores recebem orientações detalhadas sobre técnicas de plantio, manejo de pragas e uso eficiente de recursos hídricos, nutrientes e manejo do solo. 

O técnico de campo Roberto Antônio da Silva Junior, engenheiro agrônomo responsável pelo atendimento, citou como exemplo a importância do manejo correto do solo. Segundo ele, "um dos maiores problemas dos produtores é o excesso de nutrição do solo, que muitas vezes fica saturado. Com o uso adequado, economiza-se na compra de insumos e melhora-se a produção". 

Resultados notáveis

O faturamento mensal cresceu de R$30 mil para mais de R$164 mil no mesmo espaço de plantio, uma área de 4 hectares. O local é arrendado, mas o lucro já foi suficiente para que ele comprasse um sítio, onde hoje vive com a família. 

Diariamente dois caminhões saem carregados da propriedade, levando 120 caixas de verduras para Divinópolis e Nova Serrana. 

Para acompanhar esse crescimento, foi necessário investir em mão de obra, equipamentos e logística. Atualmente, dois caminhões saem diariamente da propriedade carregados com pelo menos 60 caixas de verduras, abastecendo as cidades de Divinópolis e Nova Serrana com 21 entregas fixas.  

O próximo passo será aumentar a área plantada, com mais 6 hectares, com uma previsão de mais lucro, ainda este ano.  

Além das melhorias práticas na produção, o programa também orienta os produtores no gerenciamento financeiro rigoroso, com o controle de todos os gastos e investimentos.  

O supervisor Ícaro Nogueira, engenheiro agrícola e ambiental responsável pelo programa de Olericultura na região, enfatiza: "O grande diferencial nessa propriedade foi a confiança que o produtor teve com o técnico e principalmente a mentalidade de confiar e trabalhar a parte gerencial. Hoje, a parte gerencial é o grande diferencial de qualquer atividade, seja rural ou industrial, seja na cidade ou no campo. Aqui, o produtor confiou em passar os dados para o técnico, permitindo que nós identificássemos o que poderia ser melhorado. Trabalhar o produtor sabe, mas é nos detalhes que fazemos a diferença e alcançamos os bons resultados obtidos aqui e em todas as outras propriedades”.