O Programa Saúde Itinerante vem percorrendo várias cidades atendidas pela Regional do Sistema FAEMG em Passos. Desde o dia 22 de maio, o ‘Caminhão da Saúde’ já passou por Pedra do Indaiá, Carmo do Cajuru, Bom Despacho, Formiga e, no último final de semana, Passos. O programa voltado para a atenção da saúde do homem e da mulher rural é uma realização do Sistema FAEMG e Sindicatos Rurais, com o apoio das prefeituras e secretarias de saúde.
Em Passos, na última sexta-feira (3), foram atendidas 80 mulheres que realizaram exames preventivos de Papanicolau e mamografia, para a prevenção do câncer de colo do útero e de mama. Todas as atendidas também passaram por avaliação médica. A secretaria de saúde montou no Parque de Exposições outros atendimentos, como teste de covid, vacinação, testes rápidos para hepatite e HIV, atendimento com nutricionista e aferição de pressão e glicose, em parceria com o curso de medicina da UEMG. No sábado, dia 4, o atendimento dos homens foi no PSF do bairro Aclimação. Foram realizados 37 exames de PSA e 41 consultas.
Carmo do Cajuru
Em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo do Cajuru, 61 mulheres foram atendidas durante um dia do evento. “A parceria com a prefeitura e secretaria de saúde foi muito importante. O transporte para as trabalhadoras rurais virem fazer o exame foi fundamental. Os exames, muitas vezes pelo SUS, podem demorar e essas ações de promoção social são importantes para detectar casos da doença no início e para melhor qualidade de vida das produtoras e trabalhadoras rurais”, disse a mobilizadora Ana Cristina Honório Cunha Santos.
Pedra do Indaiá e Bom Despacho
No município foram realizados 78 mamografias e 33 exames preventivos. A prefeitura abraçou a causa e o prefeito gravou um vídeo convidando as mulheres para participarem do evento. Em Bom Despacho foram atendidas 80 mulheres e realizados 86 exames entre mamografias e Papanicolau.
Formiga
Em Formiga, os atendimentos do Caminhão da Saúde foram feitos na comunidade rural de Pontevila. Foram registrados 65 exames preventivos e 72 mamografias. O presidente do Sindicato Rural, Valmir Alves Rodrigues, afirmou que, para o próximo ano, quer ofertar os exames preventivos também para os homens. A enfermeira Flávia Salviano Arantes, que atende a zona rural, destacou que o caminhão chegou em momento oportuno, pois, devido à pandemia alguns procedimentos preventivos estavam atrasados. “Com essa parceria, tivemos a oportunidade de colocar exames de várias mulheres da nossa comunidade em dia”.
Roteiro
No dia 6 de junho, o Caminhão da Saúde passou por Monte Santo de Minas e segue agora para Guaxupé, Guaranésia, Machado, Alterosa e Cabo Verde, onde encerra sua passagem pelo Sul de Minas em 22 de junho.