Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Ex-alunos elogiam o SENAR MINAS na 47ª Expo Pouso Alto

EXPOSIÇÃO
ESCRITO POR GISELE NISHIYAMA, DE LAVRAS
29/07/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

O Sindicato dos Produtores Rurais de Pouso Alto promoveu a 47ª Expo Pouso Alto, evento beneficente em prol do Hospital São Vicente de Paulo. Desde 2016, a festa é considerada Patrimônio Imaterial no registro de celebrações do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). O Sistema FAEMG marcou presença no evento com estande, oficinas e ex-alunos do SENAR MINAS.

O Sistema FAEMG ofereceu em seu estande oficinas de Qualidade do Leite, Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros, Artesanatos (Semente, casca, folhas e flores/Fibras flexíveis, palhas de milho) e Geleias e Licores. Houve também degustação e análise sensorial de cachaças, queijos e fabricação de molho Chutney.

Ex-alunos SENAR junto ao Sindicato na abertura da 47ª Expo Pouso Alto

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pouso Alto, Luiz Marcelo Soares, é um momento ímpar, “uma oportunidade de fazer a união entre o campo e a cidade, fomentar o desenvolvimento da região. Assim, a festa resgata a tradição rural e os produtores contribuem com o hospital da cidade”.

Mais de 2.000 pessoas circularam pelo evento. De acordo com o mobilizador dos Sindicatos Rurais de Pouso Alto e São Sebastião do Rio Verde, Miguel Hercolis dos Santos, ao menos 500 pessoas passaram pelo estande do Sistema FAEMG, que, segundo ele, representa “a casa do produtor”. “Este é um momento em que as famílias dos produtores rurais se preparam para vir aqui. Para nós é um momento mágico, são eles que ajudam a realizar o evento e as oficinas programadas, tudo para agregar em qualidade e promover a nossa cidade e a nossa região turística”.

Para sempre alunos

A solenidade contou com a presença de ex-alunos do SENAR MINAS – mas que, segundo eles mesmos, “sempre serão alunos”, pois são vários os cursos que ainda querem fazer. Para Maria Bernadete dos Santos, “é muito gratificante representar a instituição que proporcionou uma mudança geral na minha vida. Através do SENAR realizei sonhos, como aprender a fazer queijos. Hoje eu vendo os meus queijinhos, faço conservas com o que colho na horta. O SENAR traz fartura, boa alimentação, novas amizades e é dinheiro no bolso”.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pouso Alto, Luiz Marcelo Soares, junto ao mobilizador Miguel Hercolis dos Santos

O marido de Maria Bernadete, José Ivan do Espírito Santo, disse que fez o curso “Cria e Recria”, o que foi fundamental em sua vida. “Eu já mexia com a área, mas não tinha a base, fazia do meu jeito. Muita muita coisa que ensinaram eu não sabia, mas a partir daí minha vida melhorou”.

Hélio de Freitas não imaginava que o SENAR pudesse contribuir até como oportunidade para outra área: “era caminhoneiro, mas o SENAR me ensinou uma nova atividade e a partir dali aprendi a operar e a fazer manutenção de trator, o que me agregou valor”.

Íris dos Santos Nogueira disse que participar da abertura era importante para compartilhar o conhecimento com outras pessoas e mostrar que o SENAR muda a vida de qualquer um. “Trabalho em casa com conserva, junto a minha mãe, através do curso que fizemos”.

Danilo Ribeiro ressaltou a importância do curso para a sua atividade, em que pôde aplicar o conceito de economia. “No SENAR aprendi a multiplicar minhas coisas na cozinha gastando menos e com maior qualidade. Este é um momento para trazermos mais pessoas, incentivá-las a conhecer a instituição”.

Sindicato dos Produtores Rurais de Pouso Alto presente no desfile da 47ª Expo Pouso Alto

Elisangêla de Oliveira Matias, está satisfeita em representar uma entidade que traz crescimento: “através dela aprendi muito. Sempre trabalhei em ambiente de alimentação, além de fazer amizades, com pessoal muito receptivo e verdadeiro, acrescentou muito em meu conhecimento”.

Mais atrações

O evento contou também com Torneio Leiteiro, desfiles de cavaleiros e de carros de boi, apresentações de alunos das escolas, fazendas e sítios da cidade e de cidades vizinhas. Shows sertanejos, jantares, bailes, e barracas de artesanato também fizeram parte da programação.