Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Eventos sobre crédito rural e cafeicultura em Divino e Espera Feliz

CRÉDITO RURAL
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
17/07/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Informações sobre acesso ao crédito rural e sobre cafeicultura foram levadas a mais de 170 produtores rurais de Divino e Espera Feliz nessa terça-feira (16/7). Nos encontros, especialistas de instituições financeiras parceiras do Sistema Faemg Senar apresentaram o Plano Safra 24/25 e as possibilidades de investimento e custeio de atividades agropecuárias. Os produtores rurais também tiraram dúvidas sobre os processos e as condições de empréstimos e financiamentos.

Uma palestra técnica sobre nutrição do cafeeiro, ministrada pelo técnico de campo do Programa ATeG Café+Forte, Michel Silva, encerrou os encontros. Ele enfatizou que o evento ocorreu em um período decisivo para os produtores e a união dos temas abordados reforça a importância da gestão nas propriedades.

“Estamos às vésperas das adubações e de comprar os fertilizantes. Trazer informações sobre nutrição das plantas é fundamental para os cafeicultores tomarem decisões corretas e sem dúvidas. Nesse sentido, o conhecimento sobre as opções de crédito rural pode auxiliar nas escolhas e facilitar a aquisição de insumos”.

Divino

O Sindicato dos Produtores Rurais de Divino recebeu uma edição do Circuito de Treinamento Agro, iniciativa do Senar Nacional e do Banco do Brasil (BB).

José Geraldo de Souza, morador do Corrégo dos Teixeiras, foi um dos 47 produtores rurais que participaram do evento. O produtor lembrou que a cafeicultura é a principal atividade agrícola do município. “O conhecimento oferecido pelo Sistema Faemg Senar e pelo BB vai nos ajudar a ter êxito na atividade”, afirmou.

O presidente do SPR de Divino, Geraldo Benini, afirmou que o papel da entidade é manter o produtor bem-informado. “As linhas de crédito ajudam o produtor a sair do sufoco. Eles tiraram dúvidas sobre o que é necessário para acessar os recursos com um bom projeto e planejamento”.

O evento no município teve o apoio da Prefeitura e da Regularize. O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Marcos Reis, o analista regional, Jeferson Bello, a agente de desenvolvimento rural (ADR) Viviane Cunha e os representantes do BB, Fábio Wener, Bruno Leonardo e Leonardo Calderaro acompanharam o encontro.

Espera Feliz

Em Espera Feliz, 130 pessoas participaram da apresentação do Plano Safra 24/25 feita pelo Sicoob Credisudeste. A cooperativa é parceira do Sindicato dos Produtores Rurais do município em diversas iniciativas, incluindo um grupo do ATeG Café+Forte.

O Sicoob Credisudeste apresentou aos produtores o Funcafé. Novidade no plano, ele oferece crédito a produtores ou cooperativas agropecuárias recursos para a comercialização do café no mercado. O valor disponibilizado vem do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira, o Funcafé.

Os produtores aprovaram a proposta de unir conhecimento técnico e financeiro. “Participo do Programa ATeG e ele foi o pontapé para eu começar a colocar a contabilidade e a gestão na propriedade. Isso fez toda a diferença. Esse evento mostra que a atenção às finanças é tão importante quanto a técnica para nós, produtores rurais”, afirmou Ébia Santunioni, de Caiana.

O presidente do Sindicato, José Helio de Souza, e o ADR da entidade, Leonardo Chaves de Souza, acompanharam o evento e destacaram a relevância da ação e da parceria com os produtores e com o Sicoob para o município. “Todos ganham e se fortalecem”, comentou o presidente.



“Essa grande mobilização mostra que o produtor está interessado em todo tipo de conhecimento que o faça crescer e evoluir”, completou Leonardo.

Para Wilson Silvestre, conselheiro e um dos fundadores do Sicoob Credisudeste, o evento mostrou a força das ações coletivas. “Parcerias como essa são enriquecedoras, aproximam os produtores das instituições como o Sicoob e o Senar que fazem um trabalho sério em prol do e do desenvolvimento comunitário”.

Nesta quinta-feira (18/7) o Sicoob Credisudeste fará o lançamento do Plano Safra para cerca de 100 produtores rurais de Divino e Orizânia. Em 22 de julho, a ação será em Muriaé, com o apoio do Sindicato Rural.