Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Dia de Campo traz resultados do FIP no Triângulo Mineiro

FIP PAISAGENS RURAIS
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
19/08/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

O Sistema FAEMG está promovendo dez Dias de Campo no Triângulo Mineiro, entre julho e setembro, para os produtores assistidos pelo Projeto FIP Paisagens Rurais. Em Uberaba, o evento reuniu mais de 140 participantes, entre produtores e profissionais do setor, na quinta-feira (18), na Fazenda Capão Alto. O objetivo é apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas e os resultados já alcançados em propriedades que são consideradas casos de sucesso. Atualmente, o projeto assiste gratuitamente 1.600 pecuaristas de corte e de leite em Minas Gerais.

Gerente regional Caio Oliveira e o supervisor Sebastião de Paula na abertura do evento

O casal de pecuaristas de leite João Leal Filho e Selma Stival Leal aderiram ao FIP Paisagens recentemente e aproveitaram o Dia de Campo para conhecer melhor o funcionamento do projeto. “Foi um programa muito bem aproveitado. Saímos daqui com algumas orientações fortalecidas e levando novidades que podem ser aplicadas na nossa propriedade”, afirmaram. Já o pecuarista de corte Nivaldo Pedro da Cruz soube do projeto por meio do vizinho, que é assistido. “Vi as mudanças que estavam ocorrendo na propriedade dele e vim aqui hoje em busca de mais informações”, revelou.

Ao longo da manhã, os produtores circularam pelas seis estações instaladas na propriedade, com os temas: Alimentos alternativos para bovinos; Manejo de pastagens; A vantagem no uso do touro zebuíno PO em fêmeas comerciais; Principais cuidados na criação de bezerros; e ainda estações sobre o projeto FIP Paisagens e sobre os resultados da propriedade. Os assuntos foram abordados por especialistas do Sistema FAEMG, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e de empresa especializada no setor.

Para os produtores Pablo Leal Gonçalves e Romens Olívio, da Fazenda Capão Alto, foi uma satisfação sediar o Dia de Campo e receber outros pecuaristas. “Estamos fazendo o dever de casa. Para ter o resultado esperado é preciso seguir as orientações técnicas do projeto e fazer os investimentos necessários. Estamos muito contentes com a parceria”, afirmaram. Em apenas nove meses de assistência, os produtores já recuperaram e fizeram intervenções em 33,8 do total de 49 hectares da propriedade, promovendo o cercamento de áreas de APP, curvas de nível e terraços para conservação do solo, entre outras ações.

Avaliação positiva

O gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira, avaliou que o Dia de Campo foi uma oportunidade para os produtores conhecerem os bons resultados proporcionados pelo projeto. “Aqui é um exemplo de como as orientações de preservação ambiental e de gestão do negócio estão trazendo benefícios para a propriedade. É um incentivo para quem está iniciando na assistência ou para quem ainda deseja participar”, comentou.

O supervisor do FIP Paisagens, Sebastião de Paula Resende Júnior, destacou a interação dos participantes. “Eles questionaram bastante. Conseguimos plantar uma semente para buscarem mais informações e verem que temos novidades e alternativas para que o produtor seja, cada vez mais, eficaz na atividade. A avaliação foi muito positiva”, completou.

Presente na abertura do Dia de Campo, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Marco Túlio Machado Borges Prata, ressaltou que o FIP Paisagens Rurais é um exemplo de que o produtor tem consciência ambiental. “O projeto trata da assistência técnica, traz conhecimento para que ele possa produzir mais, e também trabalha as questões de proteção de áreas ambientais, de solo degradado, entre outras”, afirmou. Também estavam presentes o coordenador do FIP Paisagens Rurais em Minas Gerais, Giovanne Oliveira Costa Sousa, e o analista de ATeG do Sistema FAEMG, Ricardo Tuller.

Outros estados

Além de Minas Gerais, o Dia de Campo em Uberaba também contou com a presença de supervisores e coordenadores regionais do FIP Paisagens dos estados de Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Maranhão e Bahia. A visita à propriedade fez parte do cronograma de atividades da capacitação promovida na cidade entre os dias 16 e 18 de agosto.

A coordenadora de Monitoramento do SENAR Administração Central, Cristiane Edna Camboim, explicou que eles receberam um treinamento sobre a aplicabilidade da planilha de Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA) nas ações do SENAR, no âmbito do Projeto FIP Paisagens Rurais. O Dia de Campo foi uma oportunidade para os visitantes conhecerem os resultados do projeto na região do Triângulo Mineiro.

FIP Paisagens Rurais

O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado – FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do MAPA, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do MCTIC, por meio do Inpe e da Embrapa.

Confira o cronograma dos próximos Dias de Campo:

  • Dia 20 de agosto – 9h às 12h30 – Monte Alegre de Minas (Chácara Nossa Senhora Aparecida)
  • Dia 27 de agosto – 8h às 13h – Campina Verde (Fazenda Templária)
  • Dia 01 de setembro – 8h30 às 13h - União de Minas (Fazenda Casinhas)
  • Dia 17 de setembro – 9h30 às 13h – Santa Vitória (Fazenda Beija-Flor)
  • Dia 22 de setembro – 9h às 12h30 – Uberlândia (Sítio Recanto Dias)
  • Dia 23 de setembro – 9h às 13h - Campo Florido (Sítio MS)
  • Dia 24 de setembro – 9h às 13h - Prata (Sítio Nossa Senhora Aparecida)