Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Declaração de Aptidão ao Pronaf

PRORROGAÇÃO DE PRAZO
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
08/02/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar publicou, nessa terça-feira (7/2), a Portaria nº 1/2023 que amplia por mais um ano o prazo de validade das Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), que estavam em vias de ser expiradas.

A medida de prorrogação da validade das DAP’s atende à demanda do Sistema Faemg Senar e de outras Federações junto à CNA, em articulação com o Governo Federal, como atenção às dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais na obtenção do CAF. As prorrogações referem-se aos vencimentos entre 8 de fevereiro de 2023 e 31 de janeiro de 2024. Para as declarações com validade a partir de 1 de fevereiro de 2024, os prazos estão mantidos.

Segundo a assessora econômica do Sistema Faemg Senar, Aline Veloso, a medida diminuirá a demanda imediata pelo cadastramento dos produtores no CAF, dando mais prazo para que os problemas com o CAFWeb sejam resolvidos pelo Ministério. “Continuaremos atentos ao tema e na interlocução com órgão federal para a melhoria dos sistemas operacionais de credenciamento dos Sindicatos e cadastradores no portal GOV.BR. Com isso, teremos condições de possibilitar a oferta do serviço pelos Sindicatos e melhor atender aos produtores que querem ter acesso ao documento e se enquadram nos requisitos”, explica.

De acordo com Aline, foram reivindicadas novas turmas de capacitação oficial on-line para os cadastradores credenciados pelos Sindicatos.

Mais informações sobre o Cadastro podem ser obtidas por meio do link: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/agricultura-familiar/caf/perguntas-frequentes

Entenda

Em 2021, a DAP foi substituída pelo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), com implantação de novo sistema operacional de emissão do documento e de credenciamento das instituições que podem realizar a análise dos requisitos de enquadramento das Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPAs). Dada a complexidade de execução e implantação, foram verificadas pendências de aprimoramento dos sistemas operacionais e maior oferta de capacitações para os cadastradores nas entidades credenciadas.

O CAF é requisito obrigatório para produtores, empreendedores familiares e suas formas coletivas acessarem políticas públicas de apoio e incentivo à produção agrícola familiar, tais como linhas de crédito, seguro e comercialização de produtos nos programas de compras governamentais.