Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Cupping de Cafés Diferenciados

INSCRIÇÕES ABERTAS
ESCRITO POR SISTEMA CNA/SENAR
11/09/2023 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

O Sistema CNA/Senar e o Sistema Faemg Senar promovem, de 8 a 10 de novembro, na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, a 2ª edição do Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados da CNA. Produtores rurais podem se inscrever até 1º de outubro. Os cafés serão selecionados quando atenderem às características técnicas e sensoriais estabelecidas no regulamento. Em seguida, os inscritos serão avisados pela Comissão Organizadora que sua seleção está confirmada.

Os compradores interessados devem realizar sua pré-inscrição o mais breve possível já que as vagas serão limitadas e haverá uma pré-seleção dos participantes da rodada. Produtores e compradores podem se inscrever pela internet, clicando aqui.

O Cupping busca promover parcerias comerciais e marketing para os cafeicultores que produzem cafés de melhor qualidade e com valor agregado, por meio do desenvolvimento de ações que os ajude a se posicionar estrategicamente no mercado nacional e internacional. Em 2023, o Cupping de Cafés Diferenciados CNA conta com a parceria da empresa de Helga Andrade, especialista em cafés especiais, para a interlocução e para o acompanhamento do processo de conexão entre produtores e compradores.

O objetivo é fortalecer os cafés com valor agregado no mercado nacional, fomentar a compra direta do café verde e fazer com que as histórias de quem produz cheguem ao consumidor final. “Essa tendência já está estabelecida internacionalmente e cresce de maneira exponencial no Brasil. Deste modo, a CNA se adiantou e criou o projeto que transcende o viés das notas para os atributos pré-determinados pela SCA. Pretendemos capilarizar os cafés do Cupping para que cheguem cada vez mais a um número maior de pessoas”, afirmou a assessora técnica da CNA, Raquel Miranda.

O projeto também agregará o Cupping ATeG Café+Forte do Sistema Faemg Senar, que ocorre há sete anos e tem, tradicionalmente, apresentado diversos lotes acima dos 85 pontos na classificação SCA. A iniciativa dispõe 50% das vagas para o Sistema Faemg Senar e 50% para os produtores que se inscreverem por meio do site oficial da CNA.

A SIC, em que ocorrerá o Cupping, é a maior feira do setor na América Latina e a quinta maior do mundo, um espaço dedicado à inovação, tendências de mercado e, sobretudo, de conexões de histórias e negócios.