Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Conacarne discute futuro da pecuária

CONACARNE
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
18/09/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Cerca de duas mil pessoas prestigiaram a abertura do evento nesta quinta-feira (18), no Expominas

Belo Horizonte se tornou, nesta quinta-feira (18), o centro das discussões sobre o futuro da pecuária brasileira com a abertura do Congresso Nacional da Carne (Conacarne 2025), no Expominas. O evento, realizado pelo Sistema Faemg Senar e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), reuniu cerca de duas mil pessoas, entre produtores, especialistas, lideranças políticas e representantes das 27 federações estaduais de agricultura e pecuária.

Na solenidade de abertura, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, ressaltou a necessidade de inovação e união do setor. “O Conacarne simboliza a força da nossa pecuária, uma atividade essencial para o país e que exige união entre lideranças e instituições. Precisamos impulsionar esse setor estratégico da economia. Estamos crescendo, mas é hora de romper com práticas do passado. A pecuária de precisão não é mais uma tendência, é uma necessidade. Temos que levar mais tecnologia para dentro das fazendas, investir em gestão e avançar em sanidade. Já fizemos muito, mas ainda temos um longo caminho pela frente”, disse.  

Segundo ele, o Brasil tem grande potencial de crescimento, com consumidores cada vez mais exigentes por carne de qualidade e com padrão. “Somos os mais competitivos do mundo, oferecemos o melhor bem-estar animal e temos potencial para chegar ainda mais longe. O tamanho que vamos alcançar e o patamar em que vamos chegar dependerá exclusivamente de nós”, concluiu.

O presidente da CNA, João Martins, reforçou a importância de alinhar a produção brasileira aos padrões globais de qualidade. “Precisamos produzir uma carne que atenda plenamente aos padrões internacionais, como já fazem países exportadores de referência, a exemplo dos Estados Unidos e da Austrália. Para chegar a esse patamar, é fundamental aprimorar nosso rebanho, elevar a qualidade dos produtos e adotar práticas mais modernas e eficazes.”

Presidente da CNA, João Martins

Relevância econômica

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou a relevância do setor para o desenvolvimento do estado e do país. “Para nós, a agropecuária é solução. Deve ser reconhecida e não criminalizada, como infelizmente ainda ocorre em algumas situações no Brasil. Quero reconhecer o trabalho de todos vocês, produtores, e deixar claro que continuarão tendo o apoio do governo de Minas Gerais”.

Também participaram da abertura a senadora Tereza Cristina, vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, e o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

Romeu Zema destacou a relevância do setor para o desenvolvimento do estado e do país.

O Conacarne 2025 segue até esta sexta-feira (19), com uma série de painéis sobre inovação, mercado, tendências de consumo no Brasil e no exterior, qualidade da carne, além de tecnologias e novas demandas da cadeia da carne bovina.

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DO EVENTO