Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Cobrança pelo uso da água de bacias hidrográficas mineiras

EVENTO ON-LINE
ESCRITO POR ASCOM, COM INFORMAÇÕES DO INSTITUTO MINEIRO DE GESTÃO DAS ÁGUAS - IGAM
07/02/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

Foto de capa: Divulgação Sisema

O Sistema Faemg Senar vai participar, na próxima quinta-feira, dia 9 de fevereiro, do webinar “Economia Hídrica - Desenvolvendo a preservação da água por meio da cobrança”, realizado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

O evento terá como objetivo esclarecer as regras da Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Estado de Minas Gerais e reforçar esse instrumento de gestão como estratégico na melhoria da qualidade e quantidade do recurso hídrico nas Bacias Hidrográficas mineiras.

A Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos visa o reconhecimento da água como um bem ecológico, social e econômico, dando ao usuário uma indicação de seu real valor. Dessa forma, incentiva os usuários a utilizarem a água de forma mais racional, garantindo o seu uso múltiplo para as atuais e futuras gerações.

“Em 2023, a implementação da cobrança pelo uso legal da água irá alcançar os 36 comitês de bacias hidrográficas de Minas, e precisamos que essa informação chegue aos nossos produtores rurais. Além de informações sobre a cobrança, será um espaço para esclarecer as dúvidas e fornecer informações sobre a Declaração Anual de Uso de Recursos Hídricos e sobre a “Deliberação Normativa CERH-MG nº 76/2022, que trouxe benefícios e prazos sobre regularização do uso de água subterrânea no Estado de Minas Gerais”, explica a gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos. 

A participação no evento é gratuita. A transmissão será feita pelo youtube do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).  

Gestão dos recursos hídricos

A Cobrança pelo Uso de Recursos vem sendo implementada no estado de forma gradativa, desde 2010. Trata-se de um instrumento econômico de gestão das águas previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos e na Política Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 48.160, de 24 de março de 2021.

O valor é aplicado na bacia hidrográfica de origem pela arrecadação. Do total dos recursos, pelo menos 92,5% são empregados em investimentos definidos como prioritários pelo comitê de bacia hidrográfica, observado o Plano Diretor da Bacia. O restante do recurso (no máximo 7,5% do total) pode ser usado para custeio administrativo da Agência de Bacia ou entidade a ela equiparada.

A cobrança é uma forma de o poder público dar ao usuário o real valor da água como um bem ecológico. Quem paga são os usuários outorgados pelo Estado, que usam um volume que alteram a quantidade ou a qualidade dos recursos hídricos na respectiva bacia.