Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Casa do Leite sedia reunião da Comissão Técnica e oficinas

CAMARU
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
01/09/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Um espaço exclusivo para aprendizado e valorização do produtor de leite. Esta é a Casa do Leite, inaugurada no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e grande novidade desta edição do Camaru 2025. A Casa do Leite, idealizada pela deputada federal Ana Paula Leão, é uma promoção do Sindicato Rural de Uberlândia, juntamente com a Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL) e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), com apoio do Sistema Faemg Senar.

Casa do Leite está no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia

Além de oficinas, palestras, degustações, o espaço conta com uma programação de reuniões e debates sobre as demandas do setor. Foi neste cenário que a Comissão Técnica da Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar promoveu uma reunião técnica no último sábado (30). O presidente da CT, Jônadan Ma, apresentou um panorama do mercado atual do leite e atualizou o público sobre o processo antidumping contra o leite em pó da Argentina e Uruguai.

Presidente da CT da Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar, Jônadan Ma, na reunião na Casa do Leite

“Desde 2021, o Brasil vem sofrendo uma ‘inundação’ de leite importado do Mercosul, que vem chegando ao país ao custo de produção abaixo do praticado aqui, prejudicando a cadeia leiteira, em uma prática desleal”, explicou. Jônadan pediu apoio dos produtores à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que está contestando a decisão preliminar do governo de não aplicar direitos antidumping neste caso.

Presente na reunião, o vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, lembrou que o assunto é relevante para os produtores de leite e, também, para os trabalhadores rurais, visto que a cadeia do leite está presente em 98% dos municípios mineiros. “Minas Gerais lidera a produção nacional e a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba tem grande participação neste volume. Por isso é importante trazer esta pauta para ser debatida aqui dentro da Casa do Leite”, afirmou.

Durante a reunião, a deputada federal Ana Paula Leão apresentou o trabalho desenvolvido pela Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), desde o seu lançamento em 2023. Ela destacou os projetos que estão em tramitação relacionados ao setor, entre eles o PL 3292/2020, que estabelece percentual mínimo para aquisição de leite sob a forma fluida com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar. "A ideia é que a Casa do Leite seja itinerante, que circule por outras regiões produtoras de leite, como um espaço aberto para pequenos, médios e grandes produtores. Um local para trazer debates, palestras, inovação, conhecimento”, ressaltou a deputada.

Também no sábado (30) foi promovida uma mesa redonda da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados sobre a Política Nacional de Apoio e Incentivo à Pecuária Leiteira. A mesa foi conduzida pela deputada e contou com as participações de Ebinho Bernardes e Jônadan Ma.

Oficinas

O Sistema Faemg Senar, juntamente com o Sindicato Rural de Uberlândia, está promovendo uma programação de oficinas gratuitas na Casa do Leite. Até 6 de setembro, o público poderá participar de 20 oficinas, que abordam desde técnicas tradicionais até experiências de degustação e harmonização de queijos, proporcionando conhecimento e vivência gastronômica aos visitantes.

“São oficinas abrangendo diversos tipos de queijos, como parmesão, minas frescal, coalho, além de conservação e maturação, degustações comentadas e harmonização de mel e queijo. Esta parceria é importante para trazer conhecimento aos visitantes do Camaru e valorizar, ainda mais, a produção de leite e seus derivados em nossa região”, explicou o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller.

O gerente regional Ricardo Tuller, a deputada federal Ana Paula Leão, o vice-presidente Ebinho Bernardes e o presidente da CT, Jônadan Ma