Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Caminhão da Saúde atende em três cidades no Sul de Minas

PROGRAMA SAÚDE ITINERANTE
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
23/05/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

O Programa Saúde Itinerante, do Sistema FAEMG, vai percorrer várias cidades atendidas pela Regional de Passos nos próximos dias. No último domingo, passou por Carmo do Cajuru e, durante esta semana, atenderá em Bom Despacho e Pedra do Indaiá. Os atendimentos nesses municípios estão direcionados à saúde da mulher.

O caminhão com equipamentos médicos e profissionais especializados realizará exames preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) e mamografia. O objetivo do Saúde Itinerante é criar oportunidades de educação e informação para promoção da saúde preventiva e integral do homem e da mulher rural.

Carmo do Cajuru

Em Carmo do Cajuru, a expectativa para o atendimento das trabalhadoras rurais era grande. O Caminhão da Saúde ficou estacionado na Praça da Prefeitura, área bem central da cidade, e uma série de ações com monitoria foi montada para que os filhos tivessem atividade enquanto as mães passavam pelas consultas.

“Logo que fiquei sabendo do Programa, solicitei a nossa mobilizadora, a Ana Cristina, que buscasse todos os detalhes para ter o atendimento em nosso município. Conseguimos com o apoio da Secretaria de Saúde. A nossa expectativa é a melhor possível, por estarmos trazendo exames preventivos tão importantes para a saúde das nossas mulheres, principalmente as que moram na zona rural. Da próxima vez, queremos ofertar também atendimento para os homens, para a prevenção do câncer de próstata”, disse José Eustáquio Vilaça de Oliveira, o Taquinho, presidente do Sindicato Rural.

Mulheres de Carmo do Cajuru foram as  primeiras da região a receber o atendimento

Pedra do Indaiá

O município receberá o Programa pela parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Divinópolis com o apoio da secretaria de saúde do município em 24 de maio. A secretaria de saúde divulga nas redes sociais da prefeitura um chamado para que as mulheres participem do evento.

Bom Despacho

O Caminhão da Saúde estará em Bom Despacho dia 26 de maio, no Parque de Exposições Coronel João Araújo. O atendimento no município também será direcionado apenas às mulheres, para os exames preventivos.

“As mulheres têm ganhado cada vez mais espaço no agronegócio, e essa presença feminina só engrandece a nossa agricultura e pecuária. E, pensando nisso, o SENAR MINAS vai oferecer gratuitamente exames de mamografia e Papanicolau no nosso Parque de Exposições, uma importantíssima ação do Programa Saúde Itinerante para as produtoras rurais e todas as mulheres inseridas no contexto do agro”, ressaltou Patrick Brauner Resende Silva, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Despacho.