Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Apoio às vítimas de enchentes na região do Vale do Mucuri

SOLIDARIEDADE
ESCRITO POR IZABELLA MACHADO, DE ARAÇUAÍ
23/12/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR

A destruição causada pelas enchentes na região do Vale do Mucuri mobilizou o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos e o Sindicato de Produtores Rurais de Machacalis. Em parceria, as entidades promoveram seminários para divulgar informações e criaram uma rede de doações para as vítimas.

A presidente do Sindicato, Klécila Portes, conta que a ideia do seminário e o início das doações aconteceu após o compartilhamento de fotos e pedido de ajuda em um grupo de whatsapp. “Todos os sindicatos foram solidários e contamos também com o apoio do presidente do SIstema FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo, o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, e o gerente regional do Sistema FAEMG em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma”, relembra.

Participantes assistem a um dos seminários ofertados

Após o primeiro momento de “força tarefa”, os municípios de Machacalis, Palmópolis, Monte Formoso, Bertópolis, Santa Helena de Minas e Umburatiba receberam palestras sobre Primeiros Socorros, que abordaram especificamente a saúde no momento de pós-enchente. “Neste período, aumenta o risco de doenças infectocontagiosas, como leptospirose, hepatite A e quadros de diárreias”, ressaltou o enfermeiro e instrutor, Acácio Moreira Gonçalves.

Recuperação 

Vítima, a produtora Joelma Cássia Almeida Costa conta que a “enxurrada levou as hortas, canteiros, represas, pés de mandioca e gado”. Embora a situação não seja fácil, ela demonstra otimismo e gratidão. “Foi muita destruição mas não podemos reclamar da chuva, ela vem de Deus. Agora, eu só tenho o que agradecer pelo o que está sendo feito por nós”, disse.

A analista Cleberty Ferreira acompanhou uma das ações

O analista regional Cleberty Ferreira acompanhou pessoalmente um dia de evento e ressaltou “a preocupação do Sistema FAEMG com os produtores de todo o estado de Minas Gerais”. “Sabemos que é um momento difícil: perda na produção, interdição de estradas, destruição de casas e galpões. Estamos presentes, independente da situação”, completou o gerente regional Luiz Rodolfo.

Segundo a presidente do Sindicato de Machacalis, “novas ações estão sendo estudadas para contribuir com outros produtores e produtoras rurais que foram afetados de alguma forma pelas enchentes”.

Assista ao depoimento do produtor Deolisano Lopes de Oliveira, um dos participantes das ações do Sistema FAEMG na região: