Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


Mãe e filha fazem sucesso com culinária e artesanato

CASO DE SUCESSO
ESCRITO POR DIEGO SOUZA , DE GOVERNADOR VALADARES
14/12/2021 . SINDICATOS, SENAR

Um empreendimento familiar reforçou a união entre mãe e filha. Silméia Moreira, de 57 anos, e Nathalia Aredes Jales, de 35 anos, trabalham juntas na D’Lis Arte & Culinária. No empreendimento estabelecido nas cidades de Governador Valadares e Inhapim, elas atuam na produção de doces, geleias e licores e confeccionam produtos artesanais, com bordado à mão, pintura em tecido e costura criativa. A habilidade na produção das guloseimas e artesanatos é oriunda dos cursos do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS. 

“Foram vários cursos: Fabricação de Licor; Laticínios; Compotas, Frutos Cristalizados, Geleias e Doce em Pasta; Doce de Leite, entre outros. Todos eles de suma importância para tudo que conquistamos”, revela Silmeia Moreia.

As atividades da D’Lis tiveram início em meados de 2014 e as primeiras participações nos eventos do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS começaram dois anos depois. A partir de então, o negócio cresceu e rendeu prêmios e participações em eventos de destaques no estado.

Em 2017, levaram os produtos para a Feirinha Aproxima, em Belo Horizonte. Entre 2018 e 2019, mãe e filha foram premiadas três vezes na Festa do Inhame em Inhapim, com receitas doces e salgadas fabricadas exclusivamente com a iguaria. No final de 2019, participaram da Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte, com geleias, compotas e doces em pasta. Em 2020, Silmeia também participou da Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (Fenics). A feira reuniu, vitualmente, expositores da indústria, comércio e serviços mais atuantes, além de empreendedores e microempresas.

“Participar da Fenics foi uma imersão intensiva de aprendizado sobre como utilizar as redes sociais a favor do nosso negócio. Aprendemos a utilizar as ferramentas do WhatsApp Business e ‘alimentar’ o Instagram. Hoje, utilizamos o Instagram como vitrine, informamos os pontos de vendas, os eventos e feiras de que participamos e os progressos que vamos alcançando”, contou Silmeia.

Juntas, Silmeia e Nathalia celebram as conquistas com a D'Lis

‘Parceria Imbatível’

Na D’Lis Arte & Culinária, as tarefas são divididas entre mãe e filha. Cada uma faz o que tem mais habilidade. Juntas, elas comemoram cada conquista. “Eu e minha mãe somos parceiras nos negócios e na vida. Temos uma conexão muito bacana e sempre criamos estratégias para melhorar nosso empreendimento. Minha mãe é brilhante, tem ideias inovadoras e temos muito fôlego para correr atrás dos nossos objetivos. A parceria é imbatível”, garantiu Nathalia.

Outra parceria foi estabelecida entre Silmeia Moreira e o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS. "Aprendi a fazer doces com o SENAR MINAS. As receitas, especialmente aquelas apresentei nos concursos, foram uma evolução do meu aprendizado por meio dos cursos do SENAR MINAS". 

“O SENAR MINAS foi o pontapé para as nossas conquistas. O primeiro curso que fiz abriu minha cabeça e meu desejo de fazer as coisas e mostrar para o mundo. No final do ano, já fomos convidadas para expor os nossos produtos durante a Feira Nacional. Isso marcou a nossa história de vida e a história da D’Lis”, afirmou Nathalia.