Compartilhe

Renato Laguardia recebe homenagem em Barbacena

HOMENAGEM
ESCRITO POR FLÁVIO CHRISTO, DE BARBACENA
07/12/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Sindicato Rural de Barbacena realizou, nesta quarta-feira (7/12), uma homenagem ao 1º vice-presidente de finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia. A cerimônia contou com a presença do presidente do sindicato, Rubens Lobato, e outras autoridades como o secretário de Agricultura do município, Frederico Fernandes, do vereador José Bonifácio, do chefe do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), José Geraldo Viana, e do engenheiro da EMATER, Paulo Marcelino, além de funcionários e diretoria do sindicato.

Renato Laguardia e Rubens Lobato (ao centro) com a diretoria do Sindicato Rural de Barbacena

Durante o evento foi realizada a solenidade de descerramento da foto de Renato Laguardia, que agora integra a galeria de honra dos ex-presidentes da instituição. Renato foi presidente do sindicato de Barbacena por 19 anos, além de ter ocupado a vice-presidência do sindicato.

 

Solenidade de descerramento da foto de Renato Laguardia na galeria de ex-presidentes

Emocionado, Renato Laguardia agradeceu a presença de mais de 50 pessoas no evento e dedicou a homenagem recebida a todos os presidentes que já passaram pelo sindicato, deixando um legado de trabalho em prol da coletividade e do produtor rural.

“É uma imensa honra estar nessa galeria. Quando olho para essas fotos, vejo homens que se dedicaram para o bem do campo. Pessoas que fizeram história neste sindicato”, disse Renato, ressaltando também a passagem de seu pai pela presidência.

 

Renato Laguardia com a esposa Ana Patrícia

O presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Rubens Lobato, foi quem criou a galeria de ex-presidentes em 1996. Foi dele também a iniciativa de prestar a homenagem à Laguardia.

“O Renato sempre teve muita boa vontade para que a gente pudesse manter essa casa sempre crescendo e protegendo o produtor rural. Mais do que essa homenagem, ele merece o reconhecimento pelo tempo dedicado a esse sindicato, por muitas vezes deixava de lado seus negócios para cumprir deveres coletivos e pela sua ascensão até à Faemg, levando o nome da nossa cidade e da nossa instituição”, lembrou Rubens.

 

Renato Laguardia com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barbacena, Rubens Lobato

Laguardia, em seu discurso, disse que o sindicato deve ser um lugar onde o produtor rural se sinta à vontade. Para ele, servir os produtores rurais é motivo de orgulho e satisfação.

 

Galeria de honra dos ex-presidentes do sindicato

“Essa aqui é a extensão da casa do produtor rural. Com a pandemia, o setor urbano entendeu a importância da produção de alimentos, de gerar vida e dar condições de vida e saúde para as pessoas. Agora, temos um novo desafio junto ao presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, e do vice-presidente de secretaria Ebinho Bernardes, de fortalecer a categoria em todo o estado”, finalizou.