Compartilhe

Presidentes de Sindicatos em debate com o presidente do Sistema Faemg Senar

SINDICATOS
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
08/12/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Abertura do debate com o presidente da Faemg

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, falou sobre o cenário político, produção agropecuária e as ações do Sistema Faemg Senar, em 2022, para presidentes de sindicatos rurais do Centro-Oeste, Sul e Sudoeste de Minas, atendidos pela Regional de Passos. O evento aconteceu na quarta-feira (07/12), durante Encontro de Presidentes, realizado na sede do Sindicato Rural de Passos. 

O debate reuniu produtores rurais, representantes da Emater, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), o prefeito de Passos, Diego Oliveira, o secretário de meio ambiente, agropecuária e abastecimento, Sebastião Domingos, e técnicos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Pelo Sistema, o gerente da Regional de Passos, Rogger Miranda Coelho e o assessor especial da Diretoria, Antônio Álvares, o Toninho de Pompéu. Esse foi mais um momento de ouvir os produtores rurais dentro da proposta da diretoria em ser ‘mais interior e menos BH’.

Toninho de Pompéu, que visitou vários sindicatos de Minas, ressaltou a dimensão do estado e as diferenças regionais. “Nas nossas visitas ao interior, conhecemos a situação dos sindicatos e fizemos um diagnóstico dessas entidades a fim de pensar nas ações possíveis de apoio ao setor, que iremos desenvolver em 2023”.

Antônio Pitangui de Salvo fala para produtores rurais em Passos

Debate

No debate, o presidente do Sistema Faemg Senar detalhou ações do projeto Redescobrir, que levou os líderes sindicais a conhecerem a entidade e destacou a organização de trabalhos e o crescimento do Senar. “O Senar existe porque existe um Sistema, existe um Sindicato Rural, existe um produtor rural e o nosso objetivo principal é transformar a vida de nossos produtores”. 

Sobre as contribuições do setor e as conquistas de 2022, ele destaca a parte institucional e a formação profissional rural. “Basicamente temos a parte institucional trabalhando politicamente. Nós precisamos ter e temos um setor forte, mas esse setor precisa ser protegido, entendido e defendido. E na parte de atuação temos o Senar, que tem hoje mais de 20.000 produtores atendidos no programa de ATeG, nos seus diversos segmentos; mais de 110 mil na formação profissional rural e mais de 33 mil na promoção social. Estamos fazendo a nossa parte qualificando o produtor rural para que ele possa produzir de forma melhor e ter mais lucro nas suas atividades”.  

Assinatura do Termo de Comodato com Darlan Esper Kallas e Antônio Pitangui de Salvo

Depoimentos

O presidente do Sindicato Rural de Passos, Darlan Esper Kallas, destacou a esperança de novos tempos e a força dos produtores. “Venha o que vier, nós de mãos dadas venceremos”. Ele também ressaltou a responsabilidade em gerir o Sindicato e a importância em receber as lideranças regionais, especialmente, pela primeira vez, o presidente do Sistema Faemg Senar. “É da maior relevância esse encontro para o Sindicato, o produtor, o agronegócio e a cidade de Passos. Essas parcerias que acontecem, essa relação e afinidade, de negócios, tudo isso gera emprego e renda e nós estamos muito satisfeitos com essa reunião”.

O presidente do Sindicato de Guaxupé, Mário Guilherme Perocco Ribeiro do Vale, destacou as ações realizadas em 2022. “O Sistema Faemg Senar está fechando o ano muito bem, trazendo seus técnicos ao interior para conversarem com os presidentes de sindicatos e com o produtor rural. Essas informações relevantes nos auxiliam muito, nos municiam para conseguirmos fazer uma boa gestão. Com certeza, apesar de não sabermos como será o cenário político nacional no próximo ano, vamos iniciar 2023 trabalhando bem, mais próximos de todo Sistema. Espero que continuemos estreitando os laços para que nossos sindicatos e produtores rurais sejam fortalecidos”. 

Nova Sede

Durante o evento, o presidente do Sistema Faemg Senar e do Sindicato de Passos, assinaram contrato de comodato para a transferência do escritório da Regional para o Parque de Exposições. A reforma e a adaptação do espaço devem iniciar no próximo ano. Para o gerente da Regional, Rogger Miranda Coelho, esse é um momento histórico para as entidades e com a Regional no Parque de Exposições, a aproximação com o produtor rural será ainda maior. 

Atualização 

Durante parte do evento, os trabalhos foram conduzidos pela gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Liziana Rodrigues, a analista de suporte em TI Luiza Álvares Ferreira e a gerente pedagógica, Cristiane Trigueiro, que mostraram aos presidentes, o trabalho e a importância da mobilização e os novos procedimentos que serão adotados com a mudança de nomenclatura de Mobilizadores para Agentes de Desenvolvimento Rural.