Compartilhe


Peixes ornamentais da Zona da Mata conquistam 15 prêmios nacionais

PISCICULTURA
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, VIÇOSA
23/04/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES
Quatro produtores da região da Zona da Mata conquistaram 15 lugares em competição de parâmetros internacionais

A genética e a qualidade dos peixes de quatro criadores da Zona da Mata foram reconhecidas pela Unaqua em uma competição de parâmetros internacionais.

Veterano nesses campeonatos, Paulo Victor Maia do município de Vieiras, foi premiado oito vezes na categoria Carpas Nishikigoi, entre eles, um 1º lugar. Ele destacou o esforço de oito anos e a herança recebida do pai, por meio de um exemplar de carpa vindo do Japão. “Nós estamos trabalhando para ter a melhor genética e para fortalecer essa cultura também no Brasil”.

Dois estreantes de São Francisco do Glória conquistaram sete premiações nas categorias Betta e Guppy. João Marcos Leite levou seis medalhas e Osmar Gomes uma medalha.

João destacou que o programa de Assistência Técnica e Gerencial Piscicultura Ornamental, do Sistema Faemg Senar e Sindicatos dos Produtores Rurais de Miradouro e Muriaé teve influência na conquista. "O acompanhamento tem contribuído no manejo, na sanidade e na melhoria da qualidade dos peixes”.

O técnico Hallef Suamir espera que os prêmios inspirem outros produtores. “O reconhecimento da genética agrega valor aos peixes, abre portas para novos mercados, inclusive vendas on-line e leilões”.