Evento em Uberaba contou com a presença de autoridades, representantes
do Sistema Faemg Senar e produtores rurais
O Sistema Faemg Senar marcou presença na solenidade de posse da nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, na noite de quinta-feira (02/03), em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O presidente Antônio Pitangui de Salvo integrou a mesa de autoridades, ao lado de lideranças políticas e do agronegócio. A diretoria presidida por Domício Arruda assumiu o mandato para o triênio 2023/2025. “Assumir a presidência da maior associação de raças leiteiras do país é uma honra. Esta oportunidade se dá, de modo ainda mais rico, pela participação democrática, ativa e plural dos associados de todo o Brasil”, disse Domício em seu discurso, destacando que a missão da entidade é fomentar, desenvolver e consolidar o Girolando como raça nacional, visando dar sustentabilidade à pecuária leiteira do país.
Antônio de Salvo destacou o trabalho que a raça Girolando faz dentro das propriedades no processo de melhoramento contínuo, selecionando volume de produção e qualidade no leite. “Temos uma raça feita no Brasil e que todos nós devemos conhecê-la melhor. Uma raça que gera renda e mantém as famílias no campo”, completou.
Conseleite
O presidente do Sistema Faemg Senar aproveitou para falar da importância do Conseleite Minas para que o produtor tenha uma previsibilidade palpável no valor do leite e que dê segurança para que ele possa manter o seu índice de produção e de investimento. “Podem ter certeza de que o Conseleite será uma ferramenta confiável para que nós, produtores de leite, possamos ter uma segurança de continuar produzindo um dos alimentos mais ricos e valiosos do mundo, no que diz respeito à parte nutricional, que é o leite”, finalizou.
O Conseleite Minas será apresentado em um Encontro Regional dos Produtores de Leite, no dia 23 de março, às 10h, em Uberlândia, durante a Feira do Agronegócio Mineiro (Femec).
Presenças
Os vice-presidentes do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia e Patrick Brauner, e o gerente regional Ricardo Tuller também participaram do evento. A cerimônia de posse, realizada no Tatersal Rubico Carvalho, no Parque Fernando Costa, contou com as presenças do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes, do superintendente Federal de Agricultura e Pecuária, Marcílio Magalhães, dos deputados estaduais Antônio Carlos Arantes e Bosco, do deputado federal Emidinho Madeira, da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, da chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Elisabeth Nogueira Fernandes, entre outras autoridades.
Associação de Girolando
Uma das principais entidades da pecuária leiteira do país, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a execução do Serviço de Registro Genealógico e do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. Fundada em 1978, em Uberaba, a entidade atende criadores em todo o país e é pioneira na adoção de novas tecnologias.
Além do presidente eleito Domício Arruda, do estado de Alagoas, foram empossados o vice-presidente Luiz Fernando Reis e os diretores Marcos Amaral Teixeira, Rubens Balieiro de Souza, José Antônio da Silva Clemente, Luiz Cláudio Bastos de Moura, Alexandre Lopes Lacerda, José Renato Chiari, Tatiane Almeida Drummond Tetzner e Marcelo Renck Real.