Compartilhe

GQC destaca a potência do agronegócio de Paula Cândido

GESTÃO COM QUALIDADE EM CAMPO
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
27/09/2022 . SISTEMA FAEMG, SENAR

A cafeicultora Gláucia Duarte foi uma das participantes do Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) realizado pelo Sistema Faemg e Sindicato dos Produtores Rurais de Paula Cândido. Ela contou que a capacitação mudou a sua mentalidade sobre a atividade rural.

“Quando comecei o curso os horizontes se abriram. Consegui compreender como fazer a propriedade andar e crescer com a gestão e tratá-la como uma empresa que precisa de atenção ao fluxo de caixa, processos e pessoas”.

Evento de encerramento em Paula Cândido

Para Gláucia, que deixou a carreira como professora para atuar com o marido na cafeicultura, o Sistema Faemg tem sido um grande aliado. “Desde 2021 faço cursos do Senar Minas para me aperfeiçoar”. Ela e a família participam ainda do Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Café+Forte e o acompanhamento com o técnico de campo Laio Almeida está sendo essencial para o andamento da atividade.

Ela ainda destacou que o aprendizado adquirido com o GQC vai facilitar ainda mais os processos gerenciais já trazidos pelo ATeG. “A mudança e crescimento são nítidos. Nos vemos como profissionais. Somos empresários rurais. Conseguimos fazer planos de ação para o desenvolvimento da propriedade”.

Encerramento

Dezessete participantes, de 14 propriedades rurais do município, concluíram este mês o GQC iniciado em julho. O evento de encerramento foi realizado durante o Dia do Café com Leite, organizado pelo Sindicato do Produtores Rurais. 

Para o instrutor Jair Monte, o programa em Paula Cândido foi um despertar para a importância do agronegócio do município. No evento de encerramento, o instrutor ministrou uma palestra com o tema “Busca da coletividade para o desenvolvimento”.

“Buscamos levá-los a refletir sobre gestão, produção, tecnologias e organização dos produtores mostrando as possibilidades de se unirem em uma cooperativa para alcançarem novos mercados, inovação e aprimoramento das atividades desenvolvidas nas propriedades rurais”, explicou Jair.  Ele também destacou que o processo de sucessão na cidade merece atenção para que a juventude consiga permanecer no campo e aproveitar o seu potencial de empregabilidade e renda.

Participantes - ao centro, no alto, o instrutor Jair Monte

Durante o evento, participantes apresentaram um resgate histórico do agronegócio em Paula Cândido apontando a importância do segmento para a economia do município. O gerente do Sistema Faemg em Viçosa, Marcos Reis, que acompanhou o encerramento do CGC junto a autoridades locais, destacou que o grupo de produtores já está articulado com o poder executivo buscando apoio para o fortalecimento do setor. “Eles mostraram ao prefeito que o agro é o que mais arrecada e emprega no município. Isso mostra a importância e os resultados positivos do programa”.

O gerente enfatizou ainda a relevância dos depoimentos compartilhados pelos participantes no evento. “Vimos o quanto o GQC ajudou as famílias ainda durante o programa a conhecerem a gestão, melhorar processos e relacionamentos entre produtores e colaboradores. Os participantes estão entusiasmados e a perspectiva é que eles se unam em uma associação ou cooperativa para fortalecer ainda mais o agronegócio de Paula Cândido”.