Entre olhares observadores e muitas perguntas, mais de 70 estudantes do ensino fundamental da cidade de São João da Ponte, com idades entre 9 e 13 anos, participaram do Dia de Campo Conexão Campo Cidade, uma ação inédita no Norte de Minas com circuito de conhecimentos e palestras, exclusivamente pensadas para as crianças. A ação, realizada em uma fazenda no último dia 12, fez parte das iniciativas do grupo Conexão Ponte, que representa o Sindicato dos Produtores Rurais de São João da Ponte na Maratona Faemg Jovem.
Os estudantes conheceram a rotina de uma propriedade rural dinâmica, com criação de cavalos, bovinocultura leiteira e corte, criação de porcos, horticultura, avicultura e, ainda, uma pequena fábrica de produção de doces. Os jovens alunos viram de perto como muitos dos alimentos consumidos no dia a dia são produzidos. “Essa atividade foi muito importante para os alunos, porque aqui no campo eles estão vivendo na prática muito do que trabalhamos em sala de aula”, definiu a vice-diretora da Escola Municipal Coronel Simão Campos, Vânia Lúcia Gonçalves Santos.
Em formato rotativo, os alunos tiveram contato com todo o sistema de produção do empreendimento rural, o Haras União, além de uma palestra sobre apicultura. O pequeno Nicolas André de Souza, de 11 anos, ficou impressionado ao entender melhor como alguns alimentos são produzidos. “Eu matei a minha curiosidade, né!? Quando eu chegar no mercado eu vou falar ‘nossa, eu sei de onde que isso veio’. É sempre bom ter conhecimento a mais para explicar a mais pessoas”, comentou o aluno.
Com média de 70% da sua população vinculada ao meio rural, a cidade de São João da Ponte tem uma extensa relação com a produção no campo, sendo a principal mola propulsora da economia local. Para o presidente do Sindicato Rural, Pedro Aparecido Pereira, reafirmar junto aos mais jovens a importância do produtor rural é de extrema importância para a região seguir evoluindo. “Essas crianças são a base, estão começando. Queremos que elas vejam a importância do agro, das ações do sindicato e Sistema Faemg Senar, todos juntos. São João da Ponte é uma cidade boa de se viver e produzir, mas a gente precisa levar esse conhecimento para o futuro, que são essas crianças que estão aí”, pontuou Pedro Aparecido.
As primas Nicole Araújo e Elisa Manuela, ambas de 10 anos, já convivem com o meio rural, mas nunca tinham explorado tantos novos conhecimentos. “É muito importante reconhecer a importância do produtor rural para a nossa alimentação, para a gente ser uma pessoa saudável, forte”, afirmaram.
De jovem para jovem
Todas as estações de palestras foram coordenadas por estudantes técnicos ou de ensino superior de cursos vinculados ao agro, e que são membros da equipe que concorre na Maratona Faemg Jovem. Um dos integrantes, Mateus de Oliveira, que também é instrutor do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Sistema Faemg Senar, o grupo vinha buscando alternativas de mostrar como essa conexão campo cidade precisa começar desde a infância. Natural de São João da Ponte, ele espera que a semente do conhecimento cresça nas crianças que estiveram na ação.
“Essas crianças serão o futuro da agricultura e pecuária. Nós precisamos de sucessores na atividade agrícola. Então, o nosso objetivo é justamente esse, mostrar desde criança a importância do setor para que elas cresçam e venham ter interesse por essa atividade, por esse setor que é tão importante para o país”, avaliou Mateus de Oliveira.
Maratona Faemg Jovem
Essa é a 3ª edição da Maratona Faemg Jovem, que em 2025 chega com o tema "Conexão Campo-Cidade". A iniciativa tem como objetivo envolver jovens mineiros em desafios que promovam inovação, liderança e fortalecimento do agro. As equipes são organizadas por meio do Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) da região. Durante a competição, os times participarão de desafios, com avaliação baseada na execução e no impacto das iniciativas propostas.
As três equipes mais bem classificadas receberão prêmios, além de acesso a missões técnicas e mentorias especializadas em liderança. A divulgação dos finalistas e a premiação serão feitas durante a 20ª Semana Internacional do Café, no dia 5 de novembro de 2025.