Diante de um agro cada vez tecnológico, o Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Aimorés, realizou o curso piloto de Operador de Aeronaves Não Tripuladas – Drone (Asa Rotativa) – Manutenção Básica de Drone Agrícola, marcando uma nova etapa na qualificação dos produtores rurais do Leste de Minas. A capacitação ocorreu no Córrego Natividade, na Fazenda Brumado, na última semana, e reforça o contínuo investimento do Sistema em inovação e modernização.

No curso, o instrutor Francismar Silva Coelho mostrou aos participantes os principais conceitos e práticas relacionadas à manutenção de drones utilizados no meio rural: identificação dos componentes da aeronave, uso correto das ferramentas, cuidados com a segurança do trabalho, saúde do operador, entre outros temas.
O curso foi estruturado para atender às novas demandas do campo. “É um curso muito completo, em que o Sistema Faemg Senar reafirma o compromisso de oferecer treinamento em tecnologia com qualidade para os produtores rurais”, frisou Francismar. Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Aimorés, Josimar Zuccon (Tampinha), a realização do curso na região representa um avanço importante para a agricultura.

Entre os participantes, a avaliação foi positiva. O produtor rural Marcos Parentes Faria ressaltou o aproveitamento do conteúdo. “Aprendi bastante e saí mais confiante. É um investimento que realmente faz a diferença no dia a dia do produtor. Para quem quer atuar nessa área, é uma grande oportunidade que abre novas portas”, afirmou.

O analista técnico de Formação Profissional Rural do Sistema Faemg Senar, Alexandre Matos Martins, que acompanhou o curso em Aimorés, ressaltou que o treinamento passa a integrar o portifólio da instituição na área de drones, contemplando desde a operação básica — para quem nunca pilotou uma ARP (Aeronave Remotamente Pilotada) — até mapeamento, pulverização, emissão do CAAR (Certificado de Aplicação Aeroagricola Remoto) e manutenção das aeronaves. “Com essa formação, o participante pode acessar todos os nossos treinamentos e sair preparado para atuar no mercado de trabalho, atendendo às necessidades do agro tecnológico”, afirmou.