Compartilhe

Campanha para redução de gases de efeito estufa

COP 26
ESCRITO POR ASCOM
07/05/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

A conferência do clima, COP26, que ocorrerá em Glasgow, na Escócia, em novembro, foi tema de reunião entre representantes do agronegócio e do meio ambiente de Minas Gerais. A convite da Embaixada Britânica e das secretárias de Estado do Meio Ambiente e da Agricultura, Marília Melo e Ana Maria Valentini, o presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Roberto Simões, participou de reunião para discutir a participação mineira na maior aliança para redução de emissões de gases de efeito estufa do mundo.

A reunião on-line foi com o High Level Climate Action Champion da COP26, Gonzalo Muñoz. Também estiveram presente o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, o diretor-presidente do BDMG, Sergio Gusmão Suchodolski e membros da Secretaria de Desenvolvimento. Em dezembro de 2020, o Reino Unido, enquanto anfitrião da Conferência do Clima, e o governador Romeu Zema assinaram um Memorando de Entendimentos (MoU) para apoiar o Estado de Minas Gerais em suas estratégias de crescimento verde no caminho para a COP26. Agora, nessa reunião, o Campeão da COP 26, Gonzalo Muñoz e o Cônsul Britânico Lucas Brown apresentaram a campanha mundial Race to Zero, a maior aliança de companhias, cidades, estados, investidores, universidades e outros atores visando cortar pela metade o balanço de emissões de gases de efeito estufa até 2030 e zerar até 2050.  

A campanha já tem mais de 3 mil participantes e, se o comprometimento de participação for firmado, Minas Gerais será o estado pioneiro da América Latina e servirá de exemplo para os demais, podendo atrair investimentos. Só de gestores financeiros já há cerca de US$ 32 trilhões comprometidos com a meta de zerar emissões de carbono até 2050.