Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Treinamentos para servidores municipais de Matias Cardoso

PREVENÇÃO DE ACIDENTES
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
20/10/2021 . SINDICATOS, SENAR

Por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde de Matias Cardoso, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES promoveu o curso Prevenção de Acidentes e Noções Básicas de Primeiros Socorros para servidores municipais. A cidade tem pouco mais de 11.300 moradores, tendo a maior parte da sua movimentação financeira ligada à atividade rural, em especial a fruticultura.   

Participaram da capacitação agentes de endemias e comunitários de saúde, auxiliares de serviços gerais e recepcionistas que atuam em programas e projetos destinados a moradores da área urbana e rural. “É necessário se atualizar sempre. Neste curso, fizemos um misto de participantes para aumentar os conhecimentos das equipes”, afirmou o secretário de saúde, Eujácio Ribeiro de Jesus, que é um ex-aluno de cursos do Sistema.

Ao longo do curso, foram repassadas técnicas e procedimentos para situações de urgência e emergência, prevenção de acidentes de trabalho, uso de equipamentos de segurança, proteção individual e coletiva e, ainda, prevenção de riscos domésticos. “Prevenção é barato e fácil. O objetivo é de conscientizar para mudanças, buscando qualidade de vida, tanto no ambiente de trabalho quanto doméstico. Mostramos noções iniciais para avaliar a vítima, prestar socorro, reanimar, tratar ferimentos e fraturas. Em se tratando de ambiente rural, também abordamos a prevenção de acidentes com animais peçonhentos e como se deve agir nessas situações. Essas noções básicas já dão bons resultados, salvam vidas”, explicou o instrutor Raphael Sanzio Versiani. 

Auxiliar de serviços gerais em uma unidade de saúde da cidade, Clésia Marta Côrrea dos Santos fez um curso do Sistema FAEMG/SENAR/INAES pela primeira vez e se surpreendeu. “Foi um aprendizado muito bom. Tiramos alguns mitos que crescemos com eles também, como dar leite em caso de intoxicação. O ideal é lavar a boca do paciente e levá-lo ao pronto socorro junto com o veneno. Espero que a gente possa passar para colegas de trabalho e praticar no dia a dia tudo que foi visto no curso”.