Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Sindicato de Passos comemora 84 anos

COMEMORAÇÃO
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
17/05/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Sindicato dos Produtores Rurais de Passos, o SinRural, completou em 15 de maio 84 anos de fundação. A entidade surgiu como União Ruralista em maio de 1938 e passou a Sindicato em janeiro de 1966. A data foi comemorada com uma missa em ação de graças na Igreja Nossa Senhora das Graças, no domingo, dia 15. Também como parte das comemorações, foram lançados uma revista e um portal de notícias, criado com empresas parceiras.

“Nesse momento só nos resta agradecer a Deus pelo dom da vida, aos companheiros de diretoria a presença contínua, aos produtores e produtoras rurais e funcionários pelo trabalho realizado, aos ex-presidentes a nossa gratidão e aos nossos antepassados, a minha eterna gratidão e respeito”, disse o presidente Darlan Esper Kallas.

Produtores nonagenários e filhos acompanharam a missa em ação de graças

Assista ao vídeo comemorativo feito pelo SinRural:

FAEMG

O SinRural é associado do Sistema FAEMG desde 25 de outubro de 1965, quando ainda era a União Ruralista. É parceiro do SENAR MINAS e realiza na sua sede diversos cursos na sala de prova de café e na sua cozinha experimental.

“Parabenizamos o Sindicato Rural de Passos pelos seus 84 anos de história e de muito trabalho pelos produtores rurais e suas famílias. Uma trajetória que, certamente, contabiliza milhares de vidas transformadas, com capacitação, apoio e serviços. Ao amigo Darlan Kallas e sua competente equipe, nossos cumprimentos e agradecimentos”, declarou o presidente do SIstema FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo.

Portal de notícias do SinRural

“Parabenizo o Sindicato dos Produtores Rurais de Passos por seguir representando, apoiando, qualificando os produtores e trabalhadores rurais de Passos e região. Também parabenizo os representantes do SinRural pelo trabalho de protagonismo, sendo referência em Minas Gerais. Certamente, o SinRural foi central na evolução do agronegócio de Passos. Desejo que a entidade permaneça cada dia mais forte para, juntos, construirmos o agro do futuro”, elogiou Rogger Miranda Coelho, gerente do Escritório Regional do Sistema FAEMG em Passos.

Diretoria

Na segunda gestão como presidente da entidade, Darlan destaca como a maior conquista desse período a reforma do estatuto. Mas há várias outras, como o gestor ressalta: o compromisso com os associados e progressos como a estabilidade financeira da entidade na primeira gestão, e as últimas realizações, como a aquisição de um terreno às margens da MG 050 onde o SinRural vai instalar uma balança para pesagem de grãos e animais. O Sindicato também estuda a instalação de um polo graneleiro no local. 

“Entre os compromissos assumidos com os nossos associados falta implantarmos as câmeras de segurança na zona rural.  Já iniciamos o processo, mas falta a conclusão. No momento, buscamos uma parceria com a prefeitura para a viabilização desse projeto”, acrescentou Darlan.

Darlan Esper Kallas, presidente do SinRural

Serviços

Um dos maiores sindicatos do Estado, com mais de 1.300 associados, o SinRural presta uma série de serviços aos produtores rurais com assessoria fiscal, jurídica e tributária, e reúne na sua sede, no Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos, outras entidades para atendimento do produtor em único local.

Entre os novos serviços implantados está o livro caixa diário, já utilizado por vários produtores. “Fazemos 800 declarações de renda para os nossos associados, mais do que qualquer escritório de Passos”, contabiliza o presidente. Entre os serviços também está o leilão quinzenal, que, durante a pandemia, foi adaptado para o formato virtual e, hoje, comercializa animais para 13 estados.

Revista comemorativa do Sindicato