Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Programa apresenta gestão a produtores de Campina Verde

PROGRAMA GQC
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
19/10/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Conhecimento para fazer a gestão da propriedade e dos funcionários. Esta foi a maior conquista do produtor rural Adriano Carlos da Silva, um dos participantes do Programa Gestão com Qualidade no Campo - GQC, promovido pelo Sistema Faemg e o Sindicato dos Produtores Rurais no município de Campina Verde. Dez propriedades participaram do programa, que tem por objetivo levar informações sobre gestão e qualidade aos produtores rurais e suas famílias, promovendo a sustentabilidade do negócio rural. Além do curso, promovido ao longo de três meses, os participantes também receberam consultoria diretamente na propriedade.

Participantes durante atividades do GQC em Campina Verde

O instrutor do Sistema Faemg, Walmes Mendonça, enfatizou que o objetivo geral é que, ao final do curso, todos tenham um planejamento da propriedade para os próximos cinco anos. “Na vertente da gestão, nós trabalhamos o planejamento, organização de materiais, organograma, atribuições de cada um, liderança e gerenciamento de pessoas, que é um dos grandes gargalos do produtor rural. Já na outra vertente, trabalhamos com ferramentas para soluções de problemas, melhoria de processos e da qualidade da gestão, que contribuem para a tomada de decisão”, explicou.

Mudança de área

Depois de 22 anos trabalhando na área da saúde, como técnico em laboratório, Adriano Silva assumiu parte da propriedade herdada por sua esposa Naiara Macedo, em 2019. “Eu não tinha conhecimento do trabalho no campo. Não sabia como gerir as contas da fazenda, não tinha controle do que entrava e das despesas. O programa me ajudou muito, especialmente na gestão financeira e, também, de funcionários”, afirmou.

Adriano destacou que agora coloca tudo na “ponta do lápis” e tem um controle financeiro apurado. “Hoje sei o que tenho em caixa, o que estou devendo, o que teve de retirada. Foi muito positivo, um dos cursos que mais aproveitei. Estou com o planejamento pronto do que preciso fazer nos próximos anos”, completou. O produtor também elogiou o conhecimento do instrutor, que fez um acompanhamento in loco na propriedade.

Desde que assumiu o trabalho no campo, o casal encerrou a atividade leiteira e passou a se dedicar apenas à pecuária de corte. Para adquirir conhecimento, Adriano buscou treinamentos do Senar Minas, entre eles, o de cria e recria e de pastagem. “Os cursos me ajudaram muito. Agora vou fazer o de silagem e estou aguardando o de inseminação”, ressaltou.

Negócio Rural

A mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Campina Verde, Joelma da Rocha Monteiro, destacou que o programa GQC permitiu que os participantes vissem a propriedade como uma empresa rural. “Eles fizeram levantamento de bens, controle de custos e viram onde podiam cortar gastos e onde era preciso melhorar. Foi um curso muito importante e agora outros produtores também querem participar. Ficamos satisfeitos em poder levar ao produtor rural este conhecimento, para que ele melhore a sua produção e renda”, finalizou.

O gerente regional do Sistema Faemg em Uberaba, Ricardo Tuller, destacou que o GQC é um dos treinamentos mais completos oferecidos pela entidade, permitindo que o produtor se reconheça como empresário rural. “São três meses de muitas atividades que estimulam o participante a buscar mais eficiência na sua propriedade com a implantação de novas práticas, redução de custos e melhoria da gestão”, completou.