De iniciativa do Sistema CNA/SENAR, a Feira Segura em Inimutaba reuniu 18 produtores, distribuídos em 10 barracas, no centro da cidade. Cerca de 60 pessoas passaram pelo local, contribuindo para a comercialização de 574 produtos de diversas variedades como hortaliças, temperos, queijos, geleias, doces e salgados.
O superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, e o gerente do Escritório Regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Sete Lagoas, Harrison Belico, acompanharam a feira. O Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo foi parceiro no evento e compareceu com a diretora Juliana Maldini Penna e os mobilizadores Janaína Rodrigues Fonseca e Marciano Aparecido da Silveira.
Segurança e higiene como prioridades
As barracas estavam equipadas com álcool gel e os produtores receberam orientações sobre higiene dos alimentos e segurança em tempos de Covid-19, como uso de luvas e máscaras. As instrutoras Fernanda Barbosa Lupki (nutricionista) e Maria Angélica Santos Souza (enfermeira) foram responsáveis por instruir os produtores sobre esses cuidados e também estiveram na Feira, para tirar dúvidas.
Os produtores, mesmo com o tempo chuvoso, ficaram satisfeitos com o resultado das vendas. Como o caso de Ingrig Lorena Alves dos Santos e Gláucia Fernandes Moura, que comercializam doces e salgados. “Foi um ótimo dia de feira, principalmente por ser o primeiro depois de quase oito meses sem atividades. Vendemos tudo, graças a Deus, e isso nos motiva a estar de volta nos próximos finais de semana, do jeito que o SENAR MINAS ensinou: sempre de olho na segurança, para todo mundo”, contou Ingrid, animada.
As feirantes Ingrid e Gláucia
“O tempinho chuvoso pede um frango caipira com quiabo, então, a gente resolveu passar por aqui para conhecer e garantir o almoço da família, com produtos frescos e direto do campo, que só encontramos em feiras como essa. Gostamos muito da proposta. Passa a ideia de segurança, realmente”, opinou Marcos Vinícius Souza, morador de Belo Horizonte que estava de passagem por Inimutaba.
Sucesso em outras cidades
No mesmo dia, a equipe do Sistema FAEMG e do Sindicato compareceu, também, em Curvelo, para conferir a 2ª edição da Feira Segura que aconteceu em formato “replay”. O superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, elogiou a organização, de forma geral, e destacou os resultados do primeiro evento da regional, em Morro da Garça, servindo de exemplo para outros municípios que aderiram ao evento, incluindo Sabinópolis.
“É com muita satisfação que atestamos o sucesso e abraçamos, com muito propósito, as quatro feiras promovidas pela regional. Os eventos são como termômetros e demonstram uma ideia que deu certo. Felizes estão todos os produtores que puderam reativar a economia, voltar a vender e produzir, gerando emprego e renda, e a população que, além da tradição mineira de ir às feiras, também teve um alimento mais seguro e bem preparado. Atingimos, desse modo, nosso objetivo de mostrar a importância do agro para toda a comunidade urbana”, ressaltou.
A partir da esquerda: Maria Angélica e Fernanda Lupki (instrutoras), Harrison Belico, Christiano Nascif, Juliana Maldini Penna (Diretoria do Sindicato Rural de Curvelo), Janaína Rodrigues Fonseca e Marciano Aparecido da Silveira (mobilizadores)