Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Escolas preparam cardápio saudável para volta às aulas

ALIMENTAÇÃO
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
28/10/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Para apoiar as escolas de comunidades rurais a prepararem cardápios mais saudáveis, o Sindicato dos Produtores Rurais de Jaboticatubas promoveu o curso de Produção de Alimentos Sem Açúcar, Glúten e Lactose, em Santana do Riacho e Serra do Cipó. O treinamento do Sistema FAEMG/SENAR/INAES teve o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em atendimento à resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (CD/FNDE), que trata da redução do açúcar na merenda fornecida por escolas públicas. 

Bolo produzido no curso, tendo como ingredientes arroz, farinha e açúcar de côco,
ovos, fermento químico e óleo. O açúcar das frutas dá o tom, segundo a instrutora

Todas as cantineiras que fizeram o curso aprovaram a experiência, que deverá ser repassada aos alunos já no próximo período letivo. A instrutora mostrou as possibilidades de troca do açúcar, leite e farinha no preparo de pães, bolos e biscoitos. “Foi um grupo muito especial. As alunas vieram abertas para receber esse novo conceito de alimento, quebrando paradigmas. A degustação foi um sucesso”, disse a instrutora Rosana Fiúza. 

‘Mão na massa’

Roselina Lira da Silva nunca tinha preparado alimentos pensando nas estratégias de substituição. “Vendo a nova exigência, a gente fica meio perdido, sem saber por onde começar, mas, ao colocar a mão na massa, entendemos o quanto é possível. Nossa cultura tem o açúcar como base em vários preparos, por isso, no início, pode ser estranho ao paladar, mas as crianças vão se adaptar logo, logo”. 

“Ficou tudo delicioso e bonito aos olhos. Adoro cozinhar e espero que os meninos gostem das novidades”, contou a aluna Ana Miguel da Paixão.