Visando compartilhar os mais recentes resultados de pesquisas na área de produção, preparo, qualidade do café, gerenciamento agrícola, diagnósticos e estudos socioeconômicos, a Fundação Procafé promove “Dias de Campo”. O evento mais recente foi em Franca, no estado de São Paulo, onde mais uma vez o Sistema FAEMG esteve presente – desta vez, a novidade foi a divulgação do Centro de Excelência em Cafeicultura, que está sendo construído em Varginha.
De acordo com o gerente regional do Sistema FAEMG em Lavras, Rodrigo Ferreira, “a Fundação Procafé sempre esteve presente nas ações do Sistema FAEMG, dando apoio nas atividades de cafeicultura, seja na elaboração de programas especiais, cursos e treinamentos. Estamos dando apoio ao evento que já é conhecido pela qualidade nos resultados demonstrados em campo”. Com cinco estações experimentais, o Dia de Campo em Franca teve como principais pautas o fornecimento de fertilizantes, qualificação da lavoura, gesso e adubo fosfatado para maior desenvolvimento radicular, culturas intercalares para a melhora da renda do agricultor e novas variedades do café.
Rodrigo, junto à gerente de Educação Formal do Sistema FAEMG, Tércia Almeida, esteve em Franca promovendo a divulgação e buscando parcerias para o Centro de Excelência em Cafeicultura. Na abertura, o presidente da Fundação Procafé, José Edgard Pinto Paiva, ressaltou a parceria da Fundação com o Sistema e reforçou a relevância de ter o Centro de Excelência em Cafeicultura em Varginha. Tércia acredita que ter a fazenda experimental à disposição para o acesso aos alunos é bastante positivo, tanto para a convivência quanto para a prática. “Foi uma oportunidade também para que a gente pudesse já fomentar as parcerias de mercado para os trabalhos que vão ser estruturados ali no Centro de Excelência”.
Informações para o cafeicultor
No Dia de Campo estiveram presentes cafeicultores, técnicos, agrônomos, pesquisadores, consultores e estudantes que puderam receber informações através de demonstrações tecnológicas práticas e atualizadas, tendo como principais objetivos a atualização das diretrizes para as lavouras cafeeiras, visualização prática das plantas nos talhões experimentais nas áreas de Genética, Fitossanidade, Nutrição, Podas e a interação entre prestadoras de serviços e produtos do segmento agrícola.
O Próximo Dia de Campo, em que serão apresentadas as tecnologias resultantes dos trabalhos realizados pela Fundação, será nos dias 1º e 2 de junho, em Varginha, na Fazenda Experimental da Procafé.
Mais informações podem ser obtidas no telefone (35) 3214-1411 e pelo site http://www.fundacaoprocafe.com.br/dias-de-campo. O evento é gratuito e as inscrições feitas no local. A participação será presencial e os organizadores informam que atenderão todas as determinações sanitárias vigentes.