A Comissão Técnica de Cana-de-açúcar da Faemg está participando, nesta semana, de atividades importantes para o setor em Brasília: reunião da comissão técnica nacional, Cana Summit e reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado.
No Cana Summit, promovido pela Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), o presidente da Comissão Técnica da Cana-de-açúcar da Faemg, Carlos Márcio Guapo, também vice-presidente da Faemg, destacou o networking entre canavicultores de todo o país e as discussões sobre cenário econômico, políticas públicas e tendências do setor e do mercado.
“É muito importante este contato entre os produtores. O evento discute o futuro do setor e estamos participando para levar novas informações para Minas Gerais, que é o segundo maior produtor de cana do país”, complementou.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) também participou do evento. O vice-presidente da CNA, José Mario Schreiner, conduziu o primeiro painel do dia, com o tema “Principais ações dos governos estaduais ao produtor de cana”, que contou com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
PL isenta canavieiro de pagar cultivares
Ainda em Brasília, estiveram na reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado para acompanhar a votação sobre o Projeto de Lei (PL 404/18), que trata do desenvolvimento de novas cultivares de cana. O PL inclui a isenção do pagamento de royalty de cana para produtores com até 150 hectares de lavoura. “Isso é uma conquista para o produtor”, afirmou Guapo.