Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


CT de Cana participa de eventos estratégicos para o setor

CANA-DE-AÇÚCAR
ESCRITO POR ASCOM, DE BELO HORIZONTE
03/04/2025 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

A Comissão Técnica de Cana-de-açúcar da Faemg está participando, nesta semana, de atividades importantes para o setor em Brasília: reunião da comissão técnica nacional, Cana Summit e reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado.

No Cana Summit, promovido pela Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), o presidente da Comissão Técnica da Cana-de-açúcar da Faemg, Carlos Márcio Guapo, também vice-presidente da Faemg, destacou o networking entre canavicultores de todo o país e as discussões sobre cenário econômico, políticas públicas e tendências do setor e do mercado.

“É muito importante este contato entre os produtores. O evento discute o futuro do setor e estamos participando para levar novas informações para Minas Gerais, que é o segundo maior produtor de cana do país”, complementou.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) também participou do evento. O vice-presidente da CNA, José Mario Schreiner, conduziu o primeiro painel do dia, com o tema “Principais ações dos governos estaduais ao produtor de cana”, que contou com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Carlos Márcio Guapo e Romeu Zema no Cana Summit, em Brasília

PL isenta canavieiro de pagar cultivares

Ainda em Brasília, estiveram na reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado para acompanhar a votação sobre o Projeto de Lei (PL 404/18), que trata do desenvolvimento de novas cultivares de cana. O PL inclui a isenção do pagamento de royalty de cana para produtores com até 150 hectares de lavoura. “Isso é uma conquista para o produtor”, afirmou Guapo.