Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Contribuições para agricultura irrigada

MEIO AMBIENTE
ESCRITO POR ASCOM
27/10/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG
CNA

A Comissão Nacional de Irrigação da CNA, se reuniu em 25 de outubro de 2021. Entre os assuntos de pauta, foi apresentado o Programa Nacional da Agricultura Irrigada, pela Coordenação Geral de Irrigação e Drenagem do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).


Durante a apresentação Frederico Cintra, do MAPA, falou da importância da irrigação no aumento da produção, redução dos riscos, desenvolvimento, segurança alimentar além da diminuição da pressão sobre novas áreas e possibilidades de fixação de CO². O programa está sendo criado conforme a Política Nacional de Irrigação, Lei 12.787/2013, e tem o objetivo principal de incentivar a ampliação de áreas irrigadas em bases ambientalmente sustentáveis.


Também foi apresentado o sistema de monitoramento de uso da irrigação desenvolvido pela empresa New Vision, por João Carmoni, mostrando a importância de um sistema na economia de água e energia, avisos de problemas ao produtor em tempo real e produção de relatórios necessários para envio aos órgãos de gestão de recursos hídricos.


“Chamamos atenção para tornar a agricultura irrigada como atividade de utilidade pública ou interesse social, que tornaria menos burocrática a construção de barramentos para acumulação de água. Outra sugestão foi a inserção da utilização do reuso de efluentes de origem agropecuários, não somente de efluentes originados estações de tratamento de esgoto como estava previsto.”

Guilherme Oliveira, analista de Meio Ambiente do Sistema FAEMG


"Fizemos contribuição para o MAPA articular com ANEEL e MME alterações na Resolução 414, acerca das especificações de classificação dos consumidores rurais de energia e da identificação de carga nas propriedades rurais, de modo a garantir o benefício tarifário a que fazem jus os produtores rurais e irrigantes, especialmente aqueles de pequeno e médio porte. O sentido é propiciar o fomento à Política Nacional de Irrigação.”

Aline Veloso, gerente Técnica do Sistema FAEMG