Rio Vermelho, Taquaraçu de Minas e Corinto também foram contempladas com o programa na regional de Sete Lagoas
De um lado, o clima é de despedida em relação ao Programa Saúde Itinerante na regional do Sistema Faemg Senar em Sete Lagoas, neste ano. Do outro, comemoração em Ferros, última cidade contemplada pelo caminhão da saúde, após passar por Corinto, Rio Vermelho e Taquaraçu de Minas. Há dois anos, as atividades estavam paralisadas no município de Ferros.
“As portas do Sindicato estavam abertas, mas cumprindo apenas questões burocráticas. O produtor, pouco assistido, procurava a entidade para atendimentos básicos. Também havia algumas pendências administrativas e, sem poder oferecer oportunidades de capacitação e representatividade, a classe se sentia sem voz, sem norte”, explicou José Mauro de Andrade, presidente recém empossado no Sindicato.
Contudo, a chegada do caminhão renovou os ânimos de toda comunidade rural. Para José Mauro, esta foi a maior ação promovida na cidade por meio de um Sindicato e em parceria com a prefeitura. “Movimentamos todas as comunidades rurais e mostramos que estamos mais vivos do que nunca. Fica a mensagem de que nós somos a extensão da casa deles, podendo apoiá-los em diversas questões, da saúde à sustentabilidade financeira”, reforçou.
Com forte ligação no campo e tendo assumido a gestão em três propriedades da família nas cadeias produtivas da silvicultura, lavoura e pecuária de corte, o médico veterinário conta que aceitou o convite para o atual desafio porque acredita no potencial da região. Nos planos a curto e a médio prazo, estão investimentos nos cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar, além da implantação do Programa de Assistência Técnica e Gerencial e a participação na próxima turma do Gestão de Qualidade nos Sindicatos (GQS).
“Temos muito trabalho pela frente. O foco é a mudança de mentalidade. O produtor precisa entender que sem conhecimento é impossível viver do agro e envolver os jovens na atividade da família. O Sistema Faemg Senar está com a gente nessa missão. Vamos conquistar nossos objetivos com parcerias sólidas e uma boa comunicação com a regional”, concluiu.
Ferros
Em Ferros, a primeira ação do Sindicato de promoção da saúde preventiva e integral do homem e da mulher rural, reuniu cerca de 350 pessoas inscritas no Saúde Itinerante. No total, foram realizados 730 exames gratuitos como mamografia, oftalmológico, papanicolau, TSH (que avaliam o funcionamento da glândula tireóide), hepatite, HIV e PSA (câncer de próstata).
“Eu gostei muito. A gente tende a deixar a saúde de lado, exceto quando percebe algum sintoma. É aí que mora o perigo. Aproveitei para colocar tudo em dia”, comentou Maria de Lourdes Silva.
Taquaraçu de Minas
Em Taquaraçu de Minas, a equipe do Sindicato dos Produtores Rurais comemorou os resultados. O saldo foi de 946 exames e consultas. A Agente de Desenvolvimento Rural Cristiane Guimarães foi a responsável pela organização, que contou com a parceria da prefeitura e da Secretaria de Saúde. Ela acredita que esse tipo de iniciativa faz a diferença e transforma a vida das famílias rurais. “Por morarem longe, muitos adiam a ida ao médico ou laboratório. O caminhão facilita muito, porque dá a possibilidade de fazer os exames de forma rápida sem precisar passar o dia todo fora de casa”, avaliou, satisfeita com a oferta pelos serviços.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Taquaraçu de Minas, Paulo Afonso de Oliveira, acompanhou a ação e ficou admirado com o empenho de todos os envolvidos. “Foi um sucesso! Foi importante ver o quanto eles ficaram satisfeitos, elogiando a atenção e carinho com que foram recebidos. Estamos em um novo momento do Sistema Faemg Senar e do Sindicato que queremos, levando mais acolhimento e conexão com a classe”.
Corinto
Em Corinto, cerca de 500 pessoas estão em dia com a saúde. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Márcio Lúcio Paiva, destacou a função social do programa. “Antes de pensar em produtividade no campo, é preciso pensar em saúde”, alertou.
Rio Vermelho
Em Rio Vermelho, o Sindicato dos Produtores Rurais de Serro conduziu toda a ação, por meio da Agente de Desenvolvimento Rural Luciana Lopes. O sentimento era o mesmo: despertar o comportamento preventivo. Nas mulheres, foram realizados 180 exames de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, além de diversos outros atendimentos. Já no público masculino, 112 consultas urológicas foram registradas. Mais de 300 pessoas atendidas pelo programa. “Foi possível ver a alegria no rosto de cada um”, disse Luciana.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Serro, Adilson Cirino de Carvalho, ficou surpreso com a procura. Segundo ele, a ação reforça o compromisso social da entidade, além de reduzir a fila de espera na rede do SUS. “O que mais me surpreendeu foi o engajamento dos homens, principalmente nas consultas urológicas”.
Resultados e nova rota
Na regional do Sistema Faemg em Sete Lagoas, os investimentos com as ações do Programa Saúde Itinerante e promoção da saúde do homem e mulher rural chegam a R$215 mil. Foram mais de 1.100 km rodados, fechando um saldo de, aproximadamente, 2.400 atendimentos. Na sequência, o caminhão seguiu para a regional de Juiz de Fora, nos municípios de Jardim de Minas, Lima Duarte, Descoberto e São João Nepomuceno. Em Minas Gerais, ao fim do cronograma para 2023, a previsão é realizar cerca de 37 mil exames.