Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

'Caminhão da saúde' chega a Corinto e Materlândia

PROGRAMA SAÚDE ITINERANTE
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
22/09/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Corinto foi a primeira localidade do Escritório Regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Sete Lagoas a receber o “Caminhão da Saúde” do Programa Saúde Itinerante, por meio da parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município. O programa oferece gratuitamente exames preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) e mamografia para as mulheres e exame de PSA (detecção de câncer de próstata) e consulta com urologista para os homens. 

“De nada adianta o Sistema FAEMG, juntamente com os Sindicatos, oferecer ferramentas para aumentar a produção, produtividade e renda, sem desenvolver ações para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores e produtores rurais”, explicou o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, que acompanhou as atividades na cidade junto com a gerente de Formação Profissional e Promoção Social, Liziana Rodrigues, e o gerente regional em Sete Lagoas, Harrison Belico.

Equipe do Sistema FAEMG e do Sindicato de Corinto

De acordo com o superintendente, a ação vem suprir uma lacuna imposta pela pandemia, visto que, neste período, as dificuldades com as restrições impostas, a logística de locomoção ou atendimento limitaram o acesso desse público aos centros de saúde. “Inicialmente, a ideia é que o projeto acontecesse somente neste ano, mas o sucesso foi tão expressivo que, atendendo ao pedido do presidente Roberto Simões, inserimos no nosso planejamento mais 10 mil atendimentos para 2022, sendo mil para cada regional em Minas Gerais”, completou. 

“Já sabíamos das dificuldades e escassez, principalmente em tempos de pandemia, em relação a estes exames. Quando fomos contemplados o sentimento foi de alívio, tanto para o município, diante da lista de espera, quanto uma honra para o Sindicato em poder se envolver e contribuir ativamente”, disse Márcio Paiva, presidente do Sindicato Rural de Corinto.

População de Corinto aguardando atendimento

Saúde em dia

Antônio Caldeira de Paula, produtor em Curralinho de Dentro, zona rural de Corinto, resolveu aproveitar a oportunidade, junto com outros familiares, para colocar a saúde em dia. Antes, ele vinha fazendo esses acompanhamentos na rede privada. “Além do deslocamento, tem as questões financeiras, que dificultam as coisas. Somado a isso, ainda vem a falta de instrução ou conhecimento, que faz com que a gente caia no comodismo. Vou torcer para que este Caminhão abençoado venha mais vezes, porque saúde é como uma planta, tem que irrigar com constância”. 

“Fiz a mamografia há cerca de três anos. Como tenho caso na família, o monitoramento é o melhor remédio”, contou Alcione Maria da Silva, auxiliar de serviços gerais que também estava entre os atendidos pelos exames.

O prefeito de Materlandia, Joventino, presidente do SPR de Sabinópolis, Frank Mourão Barroso, e equipe do Programa Saúde Itinerante

Resultados 

Em Corinto, 61 homens e 95 mulheres receberam atendimento. Ao final do programa, a expectativa é envolver 45 municípios de Minas Gerais, impactando um total de 7.500 pessoas com acesso aos exames preventivos. 

Agenda de setembro na regional

Depois de dois dias de atendimento em Corinto, o Programa Saúde Itinerante seguiu viagem para Materlândia. Os atendimentos acontecem nesta quarta-feira (22), na praça Raimundo Deco, no centro. Na sexta, os beneficiados serão os moradores das comunidades rurais de Sabinópolis. O evento será no pátio do Sindicato Rural. 

“Percebemos a alegria no rosto das pessoas. Elas se sentem valorizadas. Agradeço ao Sistema FAEMG pela confiança no nosso Sindicato e por nos ajudar a promover o bem-estar. Aproveito para parabenizar a todos pela iniciativa e inovações, em prol do homem do campo. A ideia do caminhão da saúde é simplesmente excelente”, elogiou Frank Barroso, presidente do Sindicato Rural de Sabinópolis.