Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

ATeG Citros busca combater a doença de Greening em Belo Vale e região

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL
ESCRITO POR ALINE FURTADO, DE JUIZ DE FORA
20/12/2021 . SINDICATOS, SENAR

Um grupo formado por 29 produtores de tangerina ponkan em Belo Vale, na região central de Minas Gerais, participa do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Citros. A assistência é fruto da parceria entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos e a Associação de Produtores Rurais de Belo Vale e Região (Aprovale).

“O grupo foi criado a partir de três reuniões de sensibilização. Estou no segundo mês de visitas”, explicou a técnica de campo Liliane Santana. Segundo ela, o maior desafio que vem sendo trabalhado junto ao grupo é a doença do Greening. “Tal doença afetou muito a região e os produtores estão preocupados. Além disso, temos a alta de insumos, outra preocupação.” A doença de Greening é causada pela bactéria Candidatus Liberibacter spp, que provoca desfolha, seca e morte dos ramos. Os frutos apresentam maturação irregular, redução de tamanho, deformação e queda intensa.

Segunda reunião ATeG Citros

Liliane afirmou que o foco da assistência técnica e gerencial, que segue até setembro de 2023, está nos problemas que os produtores têm enfrentado com a atividade e venda de seus frutos. “Trabalhamos no sentido de diminuir custos de manejo e aumentar a produtividade do pomar, oferecendo ao produtor autonomia para incorporar a metodologia ATeG e ajustes técnicos de condução do pomar.”

Resultados 

De acordo com a mobilizadora da Aprovale, Márcia Perígolo Cordeiro, foi feita uma reunião para apresentação dos resultados do ATeG nesses dois primeiros meses. “Apresentaram os resultados da assistência neste período e foi uma forma de continuar envolvendo a comunidade e o poder público, visto que desde a sensibilização, temos contado com apoio de uma rádio local, da igreja católica e do poder público, por meio da Prefeitura de Belo Vale.” 

Visita à propriedade Chácara dos Cordeiros, do produtor Antônio, junto ao supervisor Carlos Pedrosa

Márcia, além de mobilizadora, é também produtora de ponkan assistida pelo ATeG. “Meu pomar também foi afetado pela doença de Greening. Diante disso, a assistência tem sido fundamental para que eu decida, juntamente com a técnica, qual caminho tomar.”

O produtor rural Antônio Matozinho dos Santos também destacou a importância do ATeG. “Estou muito satisfeito com a oportunidade de fazer parte do ATeG, iniciativa nossa em nossa região. Eu sempre acreditei que o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos vai nos ajudar muito neste momento  difícil que os pequenos  produtores enfrentam.”