Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Após curso, produtora realiza sonho de ser tratorista

CASO DE SUCESSO
ESCRITO POR ÉLCIO FONSECA, DE PATOS DE MINAS
21/09/2021 . SENAR

Aos 33 anos, Luciene da Silva Aguiar acaba de ser contratada para trabalhar como operadora de trator na fazenda onde o marido dela já trabalha. “Era um sonho trabalhar com trator. Sempre achei bonito ver mulheres nessas máquinas grandes, estou empolgada”. Luciene conseguiu a oportunidade depois de fazer o curso de Tratorista do Sistema FAEMG/SENAR/INAES. “Eu já mexia com o trator lá em casa, junto com meu marido, mas a gente fazia muita coisa errada, né. Aprendi bastante no curso e agora estou preparada”. 

Luciene, em seu novo espaço de trabalho

Luciene está prestes a uma mudança radical – vai trocar o fogão pelo trator. É que atualmente ela faz marmitas para vender aos funcionários da fazenda onde o marido – e agora ela também - trabalha. “Estão só esperando chegar umas máquinas novas que eles compraram para eu poder começar. Vamos ter que arrumar outra cozinheira agora”, brincou a nova tratorista.

Operar um trator profissionalmente parecia distante para ela, mas os cursos constantes na região onde Luciene mora, em Paracatu, despertaram a pequena produtora. “Eu sempre via o mobilizador do sindicato rural por aqui e não perguntava nada, achava que tinha que pagar. Mas um dia perguntei e ele falou que era de graça, então fui logo falando que eu queria fazer o curso de trator”.

Luciene fazia marmitas para vender antes de ser contratada como tratorista

Depois de conversar com o mobilizador Luiz Felipe Barbosa, logo iniciou-se o curso e lá estava Luciene totalmente empenhada. E assim que concluiu e foi aprovada, chegou a notícia que ela tanto esperou: “meu marido veio me contar que o patrão dele ia me dar uma chance na fazenda. Eu abri um sorrisão na hora, mal acreditei!”
Hoje, Luciene é pura ansiedade e gratidão. “Todos estão me apoiando – meu marido Valdenei, meus filhos Luana e Ruan. Estou doida pra começar. Agradeço demais pela oportunidade que o Sistema FAEMG/SENAR/INAES e o sindicato de Paracatu me proporcionaram através dessa capacitação”.