Compartilhe


Encontro fortalece atuação do ATeG

CAPACITAÇÃO
ESCRITO POR CRISTIANE MENDONÇA, ASCOM
03/06/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES
Abertura do encontro contou com as falas do vice-presidente, Renato Laguardia, e do superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior

O Sistema Faemg Senar promove, nesta terça e quarta-feira (3 e 4/6), o primeiro “Encontro de Supervisores do ATeG” de 2025, em Belo Horizonte. O evento, que tem como objetivo promover a atualização técnica e o alinhamento das melhores práticas de gestão do programa de Assistência Técnica e Gerencial, reúne cerca de 40 profissionais que atuam em diferentes localidades de Minas.

O vice-presidente de Finanças da entidade, Renato Laguardia, abriu o evento e destacou a importância dos supervisores na orientação do trabalho dos técnicos de campo.

“Esse encontro é para alinhar o trabalho e preparar para um crescimento significativo do ATeG. Quando aumenta o número de participantes, cresce também a responsabilidade. Se a gente contrata sem critério, perde qualidade. E é papel de vocês, que estão na ponta, avaliar. Somos uma empresa que não visa lucro, mas todo recurso que entra, precisa voltar para o produtor rural — 92% retorna diretamente para o campo e 8% cobre os custos, inclusive de vocês e dos técnicos.”

Já o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, destacou como o ATeG do estado é uma referência nacional. “O programa que desenvolvemos em Minas Gerais tem uma diferenciação que já chama atenção de outros estados. Recentemente, inclusive, recebemos uma demanda de São Paulo, que é hoje o estado mais representativo do Sistema S em arrecadação, querendo entender como estruturamos o ATeG aqui. Esse modelo tem gerado resultados expressivos: foram 18.945 propriedades atendidas e 748 municípios alcançados, em 2024. E 699.645 visitas técnicas, desde 2016, que comprovadamente impactam na produtividade e na renda dos produtores. Isso faz toda a diferença.”

O superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, destacou como o ATeG do estado é uma referência nacional

Segundo dia

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, participou do segundo dia das atividades do Encontro de Supervisores e falou da missão que esses profissionais têm de acompanhar e evoluir no trabalho desenvolvido com os produtores rurais.

Presidente Antônio de Salvo: "Devemos supervisionar cada vez mais e melhor!

“Eficiência significa aproveitar mais o nosso tempo e ter ainda mais comprometimento com o que estamos fazendo. Vamos continuar sendo o melhor ATeG do Brasil. Para isso, vamos ampliar e supervisionar cada vez mais e melhor! Para tanto, a sensação de pertencimento dentro do Sistema é fundamental. Essa aproximação com a nossa casa, esse sentimento de que vocês fazem parte de uma 'empresa' de sucesso, porque esse sucesso também é de vocês. E nós estamos só começando!”

O gerente da Gerência de Assistência Técnica e Gerencial, Wender Borges, também salientou a importância estratégica do evento para evolução do trabalho em campo. "Reunir toda a equipe de supervisão é uma oportunidade única de alinhar diretrizes, compartilhar boas práticas, discutir desafios e, acima de tudo, fortalecer a atuação técnica e gerencial junto aos produtores rurais. O supervisor ocupa uma posição fundamental nesse processo: é o elo entre o Sistema Faemg Senar, os técnicos de campo, os sindicatos de produtores rurais e os próprios produtores. Cabe a ele garantir que as informações, orientações e estratégias definidas em nível institucional cheguem com clareza, objetividade e propósito até o fim. Essa comunicação eficaz é essencial para que os técnicos atuem de forma assertiva e para que os produtores recebam um atendimento cada vez mais qualificado e eficiente".
 

Programação
Durante os dias de evento serão abordados temas como gestão de equipes no ATeG, estudos de casos de supervisão eficiente, treinamento a respeito da conferência das prestações de contas dos técnicos de campo e o que fazer para melhorar os resultados e qualidade das entregas, além de uma visita guiada pelos setores da Sede.

Durante os dois dias serão feitas diferentes atividades de capacitação com os supervisores


Função dos supervisores
Os supervisores têm como função supervisionar os técnicos de campo, garantindo a aplicação correta da metodologia ATeG, verificar a consistência e qualidade dos diagnósticos, planejamentos e orientações, apoiar aos técnicos nas demandas técnicas e operacionais e monitorar os dados das propriedades atendidas pelos técnicos de campo.

Sobre o ATeG
Criado em 2013 pelo Senar Nacional, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) iniciou suas atividades em Minas Gerais em 2016. O programa oferece assistência técnica mensal e personalizada aos pequenos e médios produtores, ajudando na gestão da propriedade e na adoção de boas práticas produtivas. São 13 cadeias atendidas, entre elas, agroindústria, bovinocultura de corte e leite, cafeicultura, fruticultura, e outras.

Para saber mais sobre o programa, acesse aqui.