Compartilhe

Sistema prepara curso piloto de Brigadista Canavieiro

CAPACITAÇÃO
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
12/04/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES, por meio da regional do em Uberaba, está preparando um projeto de capacitação de brigadistas para combate a incêndios em canaviais. A intenção é promover o curso piloto no Triângulo Mineiro, região que concentra os cinco maiores municípios produtores de cana-de-açúcar, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“O projeto é para capacitar as equipes de brigada de incêndio das usinas e fazendas, repassando informações e técnicas apropriadas para o combate ao fogo nos canaviais, que tem as suas particularidades. A ideia é desenvolver o piloto aqui na região, que tem uma alta demanda, e depois trabalhar no restante do estado”, explicou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Uberaba, Caio Oliveira.

Reunião de apresentação do conteúdo do curso piloto de Brigadista Canavieiro

O conteúdo do curso, com duração de 16 horas, foi apresentado em reunião virtual na última sexta-feira (9), com a participação do analista de Formação Profissional Rural (FPR), Luiz Felipe Xavier, dos instrutores Paulo Francis, Carlos Allan Leal e Juscelino Fernandes, e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Florido, Carlos Márcio Guapo. O próximo passo é a finalização dos trâmites internos para a disponibilização do curso e a definição das primeiras turmas presenciais, de acordo com a classificação da região dentro do Programa Minas Consciente de prevenção à Covid-19.

“Fiquei muito contente com o projeto piloto. Há alguns anos, falamos que o setor está passando por transformações importantes, inclusive em relação às práticas adotadas no combate a incêndios em canaviais. O fogo provoca perdas econômicas e ambientais imensas. O curso vai trazer um resultado excelente para Minas Gerais e acredito que podemos exportar para todo o Brasil", disse o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Florido, Carlos Márcio Guapo.