Compartilhe

Sistema Faemg Senar se reúne com Defesa Civil

INTEMPÉRIES CLIMÁTICAS
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, ASCOM
07/12/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

O Sistema Faemg Senar realizou, nesta quarta-feira (7/12), uma reunião com o diretor de Logística e Suprimentos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, capitão Junior Silvano Alves, para estreitar o relacionamento e discutir formas de ampliar a proteção dos produtores rurais atingidos por intempéries climáticas.

“Diante das recentes chuvas de granizo, enchentes e vendavais, além das secas que acompanhamos há anos, em Minas Gerais, precisamos implementar iniciativas conjuntas com a Defesa Civil para orientar os produtores rurais, por meio de seus Sindicatos. A ideia é disseminar informações que os ajudem a buscar alternativas para minimizar prejuízos”, explica a advogada do Sistema Faemg Senar, Helena Carneiro.

Segundo ela, quando acontece uma intempérie climática, de acordo com a extensão do dano, o município pode decretar situação de emergência, ou calamidade pública, e o produtor pode fazer laudo técnico, com profissional capacitado, para comprovar os danos. “Com base no decreto, o produtor pode obter prorrogação de crédito rural, renegociação de dívidas com credores etc. Mas muitos não sabem o que fazer ou a quem recorrer para isso”, destaca Helena.

De acordo com o capitão Junior, a reunião foi produtiva. “Falamos sobre as formas de apoio aos produtores, para que eles entendam a legislação da Defesa Civil e se fortaleçam no enfrentamento de intempéries climáticas. Faremos uma interligação com o setor jurídico do Sistema Faemg Senar para que possamos produzir uma cartilha que propague esclarecimentos necessários”.

Da esquerda para a direita: o gerente jurídico do Sistema Faemg Senar, Francisco Barbosa, a coordenadora jurídica, Mariana Maia, o diretor de Logística e Suprimentos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, capitão Junior Silvano Alves, e a advogada Helena Carneiro.