Compartilhe

Sistema FAEMG Notícias - 8 de junho

INFORMATIVO
ESCRITO POR SEDE, BELO HORIZONTE
08/06/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

SUPERAÇÃO BRUMADINHO: PRODUÇÃO E RENDA A 480 FAMÍLIAS IMPACTADAS

O aumento da renda em até 50% e da produção de alimentos em até 45% são alguns dos resultados obtidos pelas 480 famílias rurais assistidas pelo projeto Senar SuperAção Brumadinho, que levou alívio e resgate da cidadania por meio do acompanhamento gratuito aos impactados pelo rompimento da barragem na região.

O projeto SuperAção Brumadinho envolveu o Sistema CNA/Senar, a Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), SENAR MINAS e Ministério da Cidadania. Os resultados serão apresentados no dia 11 de junho (sábado) no estacionamento Central, no centro de Brumadinho. Além dos resultados, ainda haverá atividades para a família e feira livre no local.

Saiba mais: http://www.faemg.org.br/noticias/mais-producao-e-renda-para-480-familias-impactadas-pelo-rompimento-de-barragem 

 

 

DEFESA AGROPECUÁRIA

O presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo, participou ontem (7) da abertura oficial da 7ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, promovido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em BH. Consolidado como um dos mais importantes eventos do setor no país, o encontro reunirá 800 congressistas em três dias de debates e trocas de conhecimentos, em conteúdo programático composto de 10 eixos temáticos, com 12 reuniões institucionais e 70 palestras de conteúdos técnicos.

Saiba mais sobre a programação neste link: https://www.7cnda.com/

 

 

FÓRUM DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS

O Fórum de Indicações Geográficas de Minas Gerais lançou seu perfil no Instagram. O grupo tem como missão promover a Indicação Geográfica (IG) visando estimular a diferenciação, a inovação, promover a competitividade e o desenvolvimento regional de forma sustentável. Aline Veloso, assessora econômica do Sistema FAEMG, vê a iniciativa como mais uma ação de valorização e estímulo aos produtos mineiros. “E, do agro, há um potencial enorme de novos registros”, acrescenta.

"Esse é um grupo no qual fazemos a representação do Sistema FAEMG e que tem como foco o estímulo à agregação das governanças das IGs registradas em Minas Gerais e auxiliar na coordenação. Com o lançamento das redes sociais do Fórum, esperamos, enquanto grupo, ampliar a divulgação das insígnias, disseminando informações e diferenciação de ‘denominação de origem’ e ‘indicação de procedência’, atrair e estimular o registro de novas IGs e, principalmente, aproximar e divulgar os produtos para o público consumidor" - Aline Veloso, assessora econômica do Sistema FAEMG.

 

 

UBÁ RECEBE PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS DA AMM

O projeto Águas de Ubá: Revitalização de Bacias Hidrográficas e Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), de Ubá, foi reconhecido com o primeiro lugar no 10º Prêmio de Boas Práticas da Associação Mineira de Municípios (AMM). Nesses quatro anos de história, 150 famílias participantes receberam aproximadamente R$ 290 mil como remuneração direta pelas áreas recuperadas, conservadas e protegidas. Entre os principais números do projeto estão 400 hectares de revitalização, 300 hectares de matas protegidas e 10 mil pessoas beneficiadas.

“Foi um momento de fortalecimento do programa. Ressaltamos a presença significativa das mulheres, sob a liderança da coordenadora do Conselho Gestor do PSA, Maria da Graça. O prêmio é grande mérito das famílias rurais que têm produzido água para melhorar, diretamente, a qualidade de vida das pessoas de Ubá”, comemora Raimundo Valente (Sr. Dico), produtor mais idoso do PSA-Ubá. A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 1/06, durante o 37° Congresso Mineiro dos Municípios.

 

 

MINIDOC PECUÁRIA DE LEITE

Vai ao ar hoje o episódio final da série especial de mini documentários produzidos pelo Sistema FAEMG sobre a Pecuária de Leite. O tema deste capítulo é "Produção sustentável, consumo e saúde". 

O vídeo entra no canal do YouTube do Sistema FAEMG às 18h. Até lá, relembre os três primeiros episódios desta série! - https://youtube.com/playlist?list=PLAoJAZ-WpT8oFu1DT2r3uZHelzx1WECPp

 

 

VOZES DO AGRO DEBATE O CÓDIGO FLORESTAL: PRODUÇÃO RURAL E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

No ano em que o Código Florestal Brasileiro completa 10 anos, o Sistema FAEMG quer dar destaque para a lei que alia a produção rural e a conservação ambiental. Neste episódio do Vozes Do Agro, a gerente de Sustentabilidade Mariana Ramos comenta sobre os avanços na legislação ambiental e quais instrumentos ainda precisam ser implementados pelo estado para que a política seja aplicada integralmente.

Ouça na sua plataforma preferida: https://linktr.ee/podcastvozesdoagro