Compartilhe


Sistema FAEMG no Norte de Minas

PROJETO REDESCOBRIR
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
07/02/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

As ações do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos para estar mais próximo dos produtores rurais e ouvir suas demandas regionalmente estão cada dia mais fortes. Hoje, o vice-presidente de Secretaria do Sistema FAEMG, Ebinho Bernardes, reuniu-se com presidentes de sindicatos rurais do Norte de Minas.

O encontro ocorreu no Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros e estiveram presentes os presidentes sindicais José Avelino (Montes Claros), Helder Braga (Pirapora) e Igor Pimenta (Francisco Sá), além do gerente regional do Sistema FAEMG, Dirceu Martins; e da secretária executiva do Sindicato de Pirapora, Lana. A visita a entidades parceiras do Norte de Minas também fez parte da programação do vice-presidente.

“É uma alegria grande vir ao Norte de Minas. Este é um novo modelo de trabalho conjunto para integrar as casas, para que as ações sejam integradas. Nossa proposta é ser menos Belo Horizonte e mais interior. Desde o fim do ano passado, já estamos adotando essa medida e, agora, será mais efetiva. Eu me coloco à disposição dos sindicatos para manter o trabalho próximo e fazer deste Sistema, que já é uma potência, ainda maior. Precisamos colher as demandas para fazer o Sistema voar cada vez mais.” - Ebinho Bernardes, vice-presidente de Secretaria do Sistema FAEMG.

Durante o encontro, os participantes destacaram alternativas para melhorar as ações do Sistema na região, em especial junto aos sindicatos, na valorização dos produtores rurais. O presidente do Sindicato em Montes Claros, José Avelino, destacou a importância da proposta de descentralização da Federação. “Abrir o SENAR aos Sindicatos, dar oportunidade de conhecer melhor as coisas, utilizar o corpo técnico e aproveitar a estrutura. A classe é muito dispersa, temos que melhorar mais as ações para o produtor, trabalhar sempre com profissionalismo, para maior abrangência e destaque ao setor”. Entre as propostas levantadas, uma maior aproximação do Sistema junto à classe políticas. Os presidentes sindicais sugeriram um assessor dentro da Assembleia Legislativa estadual para acompanhar projetos de lei e melhor articular junto à classe rural as demandas dos produtores mineiros. 

O encerramento da reunião foi feito pelo gerente regional, que destacou a abrangência das ações do Sistema FAEMG no Norte de Minas, apontando a quantidade de cursos realizados, a abrangência das parcerias locais, a atuação dos grupos de ATeG e as principais demandas da região. “Acredito firmemente nesta proposta de mais interior porque nada substitui este encontro para ouvir dos presidentes dos sindicatos as demandas de cada região, o que pode ser melhorado, levando críticas e sugestões. É muito importante dar essa devolutiva, dar tratamento a estes problemas que existem. Foi muito produtiva essa visita, e a gente espera que vire uma rotina a vinda da diretoria da Federação ao Norte de Minas, para que possam ver de perto as nossas potencialidades, as cadeias em que atuamos, despontando cada vez mais. E é importante, também, para nos apoiar, fomentando nossos cursos e treinamentos”.

A expectativa é que novos encontros ocorram na região, com a visita de equipes técnicas que vão percorrer diversas cidades. No próximo dia 15, o Redescobrir chega a Montes Claros, que contará com a presença de presidentes sindicais de todo o Norte de Minas.