Presidentes de mais de 70 Sindicatos dos Produtores Rurais de Minas Gerais se reuniram na última terça-feira (21), na sede do Sistema FAEMG, em Belo Horizonte, para a quinta edição do Projeto Redescobrir. O encontro contou com a presença do governador Romeu Zema, do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, e parlamentares. Durante o evento, os participantes conheceram as atividades desempenhadas pela entidade para fomentar o agronegócio mineiro, bem como os produtos e serviços.
“É mais um encontro proporcionado por esse importante projeto, não só no sentido físico, de estarmos presencialmente na sede da FAEMG, em Belo Horizonte, mas no sentido amplo da palavra, que é o de redescobrir a nós mesmos e a nossa função dentro do Sistema. Os presidentes dos sindicatos puderam conhecer a sua casa e voltar aos seus municípios com outros olhos, para continuar fortalecendo o sistema produtivo da agropecuária mineira e avançar cada vez mais nesse setor tão relevante para Minas e para o Brasil”, destacou o presidente Antônio de Salvo. Ele comemorou o excelente resultado do evento, com mais de 70 lideranças sindicais.
O governador Zema reforçou o seu apoio ao Sistema FAEMG e como as iniciativas implementadas em sua gestão têm promovido avanços concretos na área. “Destaco aqui a Nota Fiscal Fácil, ferramenta que permite a emissão simplificada da nota fiscal eletrônica e que demonstra uma relação de maior confiança com os produtores rurais. Também temos batalhado pela valorização dos nossos produtos artesanais, para que sejam reconhecidos e precificados por sua qualidade, assim como fazem com os vinhos nas gôndolas dos supermercados”, disse. Zema abordou, ainda, a satisfação em participar do evento. “Estamos abertos às sugestões da FAEMG porque temos o maior interesse em ajudar o agronegócio, que é o grande gerador de empregos e mola propulsora do desenvolvimento do estado”, concluiu.
Depoimentos
“Eu gostaria de parabenizar o presidente Toninho de Salvo pelo resgate à valorização do produtor rural. Nada melhor do que trazer para o nosso quartel general, que é a FAEMG, em Belo Horizonte, os representantes de cada cantinho de Minas Gerais para que conheçam as potencialidades que a entidade oferece e possam levar tudo isso de forma mais célere até a ponta, lá no campo”, deputado Coronel Henrique.
“Um encontro como esse é feito para trocar informações e, ao mesmo tempo, para ouvir mais. E quem escuta, acerta mais. O nosso presidente Toninho tem adotado essa política de ouvir as bases e contar com a participação de todos, o que contribui para tornar a entidade cada dia mais fortalecida. Eventos como o Redescobrir estimulam a interação e a união dos sindicatos para a defesa do nosso produtor rural”, deputado Antônio Carlos Arantes.
“Em minha trajetória política sempre carreguei a bandeira do agro. Por isso, foi importante prestigiar o projeto Redescobrir, para ouvir os anseios dos produtores e poder fazer um trabalho melhor para o Brasil, que entendo ser produtor. O nosso PIB é o agronegócio”, deputado Fabiano Tolentino.
“Gostaria de agradecer a oportunidade e o convite para participar desse projeto. O presidente Antônio de Salvo e toda a diretoria têm feito um trabalho diferenciado. O Redescobrir promove a integração e uma sintonia cada vez mais próxima dos sindicatos rurais com a FAEMG. Foi uma oportunidade única, enquanto integrante da Assembleia Legislativa, colocando o mandato à disposição”, deputado Arnaldo Silva.
Acesse as fotos em: Redescobrir: fotos com o governador Romeu Zema | Flickr
Vem ver tudo que aconteceu no vídeo abaixo: