Compartilhe


Projeto medirá o impacto das ações do Sistema FAEMG no campo

PESQUISA
ESCRITO POR SEDE, BELO HORIZONTE
03/11/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

Que os cursos e programas do Sistema FAEMG/SENAR/INAES transformam a vida no campo, não é novidade; porém, o quanto e em que, exatamente? Quanto de cada real destinado ao SENAR está presente em cada melhoria recebida pelo produtor após participar das iniciativas do SENAR MINAS? Quais iniciativas são mais transformadoras e em que cada uma pode melhorar para atingir esse objetivo?

A resposta para essas perguntas está prestes a surgir após a apresentação do Projeto de Avaliação de Impacto do Sistema FAEMG, iniciativa feita em parceria com a Universidade Federal de Viçosa que pretende exatamente mensurar o impacto das ações da entidade na vida e nos negócios dos produtores rurais mineiros. O projeto foi apresentado pelo gerente de Planejamento Celso Furtado Júnior e os professores da UFV Viviane Lírio e Altair Moura às equipes dos Escritórios Regionais e outros gestores.

Apresentação do projeto contou com participações presenciais e on-line

“Sempre debatemos sobre qual seria nosso impacto real nas diversas regiões com eventos e programas. Agora vamos buscar mais evidências de qual é, de fato, o resultado das nossas intervenções, seja no negócio rural, nas atividades do produtor, ou no desenvolvimento local e territorial. Nossa parceria com a UFV agrega a base científica calcada em métodos estatísticos. Nesse sentido, será desenvolvida uma metodologia específica, embasada em nossas peculiaridades e dando ênfase às nossas atividades”, explicou Celso Furtado Júnior.

Oportunidades e expectativas

“Isso representa a manutenção e o estreitamento de laços que já existem entre a academia e o Sistema FAEMG. Imagino que essa seja uma oportunidade muito boa de trocar experiências, porque queremos muito aprender. Ouvir vocês vai tornar a metodologia melhor, para que ela possa ser replicada e aplicada, mantendo a rotina de avaliações. Vamos valorizar o que temos de bom e identificar os pontos críticos, porque é a única forma de nos transformar” – Viviane Lírio, professora e pesquisadora, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da UFV

“A história da UFV se mistura com a história do SENAR MINAS. Esse trabalho é extremamente específico e extremamente relevante, pois vai mostrar como o dinheiro investido pelo produtor rural está retornando para ele. Essa interação entre nós, esse entendimento profundo do que está acontecendo hoje, do que vocês tem hoje, de todos os meandros e detalhes dos treinamentos e projetos é fundamental para enquadrar o processo metodológico dentro da sua necessidade” - Altair Moura, professor e pesquisador da área de Administração Rural e Gestão do Agronegócio e de Cadeias Produtivas

Metodologia

O projeto será uma construção conjunta entre a UFV e o Sistema FAEMG, como enfatizou Celso Furtado Júnior. O grupo envolvido no projeto fará reuniões semanais com os pesquisadores da UFV, que já estão examinando os números do SENAR MINAS e as avaliações de cursos e programas que já existem. A equipe também irá a campo para fazer testes com a aplicação da metodologia para então fazer correções e, a partir daí, propor ajustes. Celso adianta que uma das fases constituirá em um treinamento para os funcionários que poderão ser aplicadores da metodologia.

Efetividade

Para o gerente Celso Furtado Júnior, o projeto também representa um avanço em relação a melhor alocação dos recursos financeiros do Sistema e os impactos advindos da intervenção nas diversas localidades. “Dessa forma, a principal questão a responder terá como foco: as mudanças observadas nas condições sociais e econômicas do público atendido são consequências exclusivas, ou em parte, do programa ou do curso avaliado; ou se devem a outros fatores?”, finaliza.